Entretenimento
Por que não tem beijo na boca nas séries e novelas turcas?
Entenda como funciona a censura nas produções audiovisuais da Turquia e o critério para o que pode ou não ir ao ar

Grande parte das séries e novelas turcas, que fazem sucesso em todo o mundo, trazem pelo menos um casal apaixonado em suas tramas. Apesar do romance apresentado nas telas, cenas de beijos apaixonados e sequências de sexo nunca são mostradas ao público. Entenda como funciona a censura nas produções audiovisuais da Turquia:
Beijos na boca são proibidos em séries turcas?
Quem acompanha séries e novelas turcas pode até ter se deparado com sequências românticas entre os casais protagonistas, mas também deve ter percebido que as carícias entre os personagens costumam ser bastante tímidas. Cenas de beijos na boca não são totalmente proibidas em atrações turcas, desde que a troca de carinho não tenha caráter erótico.
Os canais de televisão na Turquia são controlados pelo Conselho Supremo de Rádio e Televisão (RTUK). Se o órgão detectar que alguma emissora está exibindo conteúdo considerado por ele obsceno, ilegal ou perturbador, o canal poderá ser multado, suspenso ou até mesmo fechado através do cancelamento da licença.
A medida é bastante polêmica, uma vez que os limites sobre o que é ou não imoral podem ser bastante pessoais e pouco claros. O que acontece, portanto, é que a maioria dos roteiristas faz uma espécie de autocensura e deixa de lado cenas que podem, supostamente, ir contra o código moral geral.
Além de sequências com sexo ou beijos mais acalorados, as séries e novelas turcas também não mostram personagens fazendo uso de álcool, cigarro ou outras drogas, pois o comportamento poderia ser interpretado como um incentivo ao abuso de tais substâncias.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas