Entretenimento

Baixa audiência de Fuzuê acende sinal de alerta e Globo decide encurtar a novela

Originalmente previsto para terminar no dia 1º de março, o folhetim agora deve chegar ao fim no início de fevereiro de 2024

Por Renan Santos com Resumo das Novelas 11/10/2023 17h07
Baixa audiência de Fuzuê acende sinal de alerta e Globo decide encurtar a novela
Baixa audiência de Fuzuê acende sinal de alerta, Globo perde a paciência e decide encurtar a novela - Foto: Reprodução/TV Globo

Fuzuê vem enfrentando um desempenho crítico em termos de audiência na faixa das 19h da Globo, levando a emissora a tomar medidas drásticas para evitar que a trama seja um completo fracasso. Originalmente previsto para terminar no dia 1º de março, o folhetim agora deve chegar ao fim no início de fevereiro de 2024.

A novela escrita Gustavo Reiz até começou com bons índices de audiência, superando as produções anteriores no mesmo horário. No entanto, a situação mudou significativamente a partir da terceira semana de exibição, quando a produção registrou uma queda acentuada na audiência.

Para tentar reverter a situação, a emissora buscou uma série de estratégias, incluindo o retorno antecipado de Maria Navalha (Olivia Araújo), que era um dos grandes mistérios da trama. Mesmo com a reviravolta causada por esse retorno, a audiência continuou a cair.


Estratégias não funcionaram

Diante do fracasso da tentativa anterior e da contínua queda na audiência, a Globo planeja uma grande campanha de relançamento da novela a partir da próxima semana. A intenção é revitalizar o interesse do público e trazer de volta os telespectadores que abandonaram a trama na sua reta inicial.

A preocupação com os índices de audiência aumentou quando Fuzuê sofreu sua primeira queda em agosto e setembro, apesar de ainda não ser considerada uma situação preocupante naquela época. No entanto, a queda continuou no início de outubro, e a Globo está empenhada em estancar essa tendência de baixa.

Mesmo se a novela conseguir melhorar seu desempenho, a decisão de encurtar a trama permanece, e ela chegará ao fim antes do planejado. A emissora, no entanto, está disposta a investir em novas estratégias para salvar Fuzuê e elevar seus índices de audiência, garantindo que a novela tenha ao menos um desfecho digno.