Entretenimento

Morte de Glória Maria abala jornalismo: veja a repercussão

Glória Maria faleceu nesta quinta-feira (2/2). A informação foi confirmada pela Rede Globo

Por Ranyelle Andrade com Televisão/Metrópoles 02/02/2023 16h21
Morte de Glória Maria abala jornalismo: veja a repercussão
Morte de Glória Maria abala jornalismo: veja a repercussão - Foto: Reprodução

A morte de Glória Maria nesta quinta-feira (2/2) abalou familiares, colegas de profissão e amigos da jornalista, considerada uma das maiores repórteres da história da TV Globo. Logo após a notícia, homenagens enaltecendo a profissional e seu legado ao jornalismo se multiplicaram na TV e nas redes sociais.

No Bom Dia Brasil, Pedro Bial disse que juntou forças para falar sobre a grandeza da amiga. “Eu nunca vi nada mais cheiao de vida como Glória Maria”, disse. “Não é por acaso que ela partiu no dia de Iemanjá. Iemanjá levou sua guerreira pra descansar”, completou.

Eraldo Pereira lembrou a relação de longa data com Gloria. “A Gloria faz parte da minha vida, da minha carreira, em Ribeirão Preto, foi um dos meus primeiros contatos no começo da minha carreira. Minha mãe está em casa assistindo e ela é fã da Gloria Maria. É um momento muito difícil”, lamentou, emocionado.

Abalada, Ana Paula Araújo disse que Glória abriu portas para todas as mulheres. “Um dia muito difícil não só pela amiga que foi pra gente, pela convivência, mas para o legado que ela deixa, os caminhos que ela abriu não só para as mulheres negras mas para todas nós”.

Nas redes sociais, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que “Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras”.


O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também exaltou a trajetória profissional da repórter. “É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”.

Phelipe Siani, da CNN Brasil, agradeceu Glória pelos ensinamentos. “Obrigado pelo que fez pela minha profissão. Obrigado pelo que fez por causas tão nobres. Obrigado por ter sido pioneira em tudo que fez, abrindo caminho pra tanta gente, inclusive pra mim. Obrigado por ter sido forte, firme, necessária. Obrigado por tanto. É triste, é muito triste”.