Entretenimento

Christiano Marinho comemora sucesso de público ao chegar aos 30 anos de carreira

Ator e produtor cultural alagoano praticamente esgotou todas as sessões com espetáculos teatrais voltados para todos os públicos

Por Lucas França com Tribuna Independente 17/12/2022 08h07
Christiano Marinho comemora sucesso de público ao chegar aos 30 anos de carreira
Ator Christiano Marinho em cena do espetáculo ‘Pra Desprender (Histórias Reais)’ - Foto: Mariel Mathias / Divulgação

Em um ano pós-pandemia, quando as produções teatrais Brasil afora ainda tentam retomar o ritmo de antes, um ator alagoano, velho conhecido do público, sobretudo através de suas comédias, surpreende com uma programação anual e diversificada. Foram cinco espetáculos revezando-se ao longo do ano. O feito logo caiu nas graças do público caeté pelo repertório bem atrativo, que foi, desde comédias consagradas como a “Kama Surta”; à recém estreada “A Graça Borralheira”; passando pelo monólogo “Paloma Recebe” (que recentemente foi destaque na imprensa carioca destacando Chris Marinho como o “Paulo Gustavo do Nordeste”); ao clássico voltado para o público infantil “Branca de Neve”; e finalmente “Pra desprender (histórias reais)”, produção de cunho espiritual que emocionou plateias rememorando exemplos do grande Chico Xavier.

A programação fez parte das comemorações dos 30 anos de carreira do Christiano Marinho, que em 2005 virou o maior recordista de público da história do teatro alagoano, com comédias como: “Romeu e Juli... eeita?!?!”, “Romeu, Eva e Adão”, dentre tantos outros que também eram lançados na versão DVD e que automaticamente já ”viralizavam” numa época em que não existiam redes sociais, ganhavam “recebidinhos” num período que não existiam blogueiros e ficaram famosos numa cidade em que não se prestigiava o teatro local por puro preconceito.

“Fizemos temporadas até dias de segunda-feira, concorríamos com artistas do timbre de Ivete Sangalo. Não havia tempo ruim... chegamos a colocar 2.000 pessoas numa única noite, as pessoas compravam ingresso para assistir um mês depois, fizemos com que a periferia também fosse ao teatro! Era uma loucura!!”, diz Christiano, que continua, quando perguntado sobre os dias atuais: “preciso estar antenado com os novos tempos, os novos conteúdos e até como fazer humor nos dias atuais. O mundo evolui, as coisas mudaram e até a forma como as pessoas enxergam o mundo está diferente! Meus projetos hoje em dia como gestor, diretor e ator partem sempre desse princípio, tenho sede de entender o mercado! Já procurei até currently”, afirma.

Em 2013, Christiano que também já era um baita sucesso de audiência na TV Pajuçara em parceria com Regis de Souza, decidiu que era o momento de alçar novos voos e partiu rumo a São Paulo. Por lá, virou coach de talentos da maior agência de modelos da América Latina (Mega Model Brasil), viajando por todo país desenvolvendo novos talentos, também desbravou projetos como diretor artístico, fez inúmeras temporadas com casa cheia na terra da garoa, resultando na gravação do 4° registro de sua carreira. A comédia solo “Paloma Recebe”, que foi lançada no auge da pandemia pelo projeto Teatro Solidário, numa campanha de auxílio às pessoas que sofriam com escassez naquele período de sofrimento. Esse mesmo espetáculo foi notícia na imprensa da Cidade Maravilhosa: “De repente um jornalista do Rio de Janeiro me liga dizendo que tinha me assistido no YouTube e ficou impressionado, sobretudo pela semelhança com a linha de humor do saudoso Paulo Gustavo. Portais, sites e jornais deram destaque, dei até entrevista para a TV piauiense”, relembra.

VEM 2023

E sobre as expectativas para 2023, Christiano fala com empolgação: “não poderia ser melhor! Tentaram nos calar nos últimos quatro anos, um verdadeiro pesadelo. Mas... logo após o inverno, vem à primavera, o verão... teremos a volta do Ministério da Cultura e vamos florescer, colorir esse país. Acredito numa revolução cultural, é a hora da virada e as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 estão aí pra isso, estou muito confiante pelas movimentações que venho acompanhando de Brasília, muitas ideias na cabeça. Sou muito inquieto. Essa minha inquietação explica um pouco do nosso sucesso, falo nosso porque dependo de uma equipe de profissionais talentosos que vestem a camisa e também fazem acontecer. São técnicos, atores incríveis de várias gerações (adoro essa mistura que agrega tanto) diretores, assistentes, parceiros etc.”, pontua Marinho acrescentando que não poderia deixar de falar deles. “Se pudesse citava o nome de todos eles aqui, mas não dá (risos)”, finaliza Christiano, que promete um 2023 dos mais agitados e adianta: “vamos invadir o Brasil, aguardem”.