Entretenimento

Vaias e sons de macaco! Seu Jorge é vítima de racismo durante show em Porto Alegre

O cantor foi vítima de ofensas racistas durante show na última semana

Por Ana Maria 18/10/2022 18h39
Vaias e sons de macaco! Seu Jorge é vítima de racismo durante show em Porto Alegre
Seu Jorge é vítima de ofensas racistas durante apresentação na última semana - Foto: Divulgação

Por meio das redes sociais, testemunhas apontaram que o cantor Seu Jorge teria sofrido ofensas racistas durante show na última sexta-feira (14), em Porto Alegre. O artista se apresentava no Grêmio Náutico União, na capital gaúcha, quando foi hostilizado com ofensas e sons de macaco por parte do público.

Em entrevista ao g1, uma pessoa que estava no evento e preferiu não se identificar afirmou que começou a ouvir sons de “uh, uh”, acreditando ser vaias, mas, na sequência, também observou sons de macacos vindo da platéia em direção ao músico, que é negro.

Além disso, o cantor e ator que interpretou Marighella nos cinemas teria sido xingado de “negro vagabundo” e “preguiçoso”. Ainda segundo a testemunha citada, o cantor convidou ao palco um menino de 15 anos para tocar cavaquinho e deu declarações contrárias à redução da maioridade penal, arrancando aplausos da plateia. Na sequência, os episódios de racismo tiveram início, fazendo com que Seu Jorge voltasse ao palco apenas para para agradecer e falar sobre amor.

"Ele disse 'espero que vocês fiquem bem.' Nesse momento, foi pior, as pessoas gritaram, vaiaram. Colocaram uma música e as pessoas se dispersaram. Mas vi muitas saindo indignadas de lá. Foi muito ruim, foi horrível", relatou a fonte.


NOTAS OFICIAIS SOBRE O CASO

O Grêmio Náutico União, clube que sediou o evento, se pronunciou sobre o caso nas redes sociais. Confira a nota completa:

“O Grêmio Náutico União está apurando internamente os fatos ocorridos em evento realizado no dia 14 de outubro, durante apresentação do cantor Seu Jorge. Se for comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados. Afirmamos que o União, seguindo seu Estatuto e compromisso com associados e sociedade, repudia qualquer tipo de discriminação.Ressaltamos que Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não-associados do Clube, considerando sua representatividade na cultura nacional e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profissional e ao seu trabalho”, disse o presidente do clube, Paulo José Kolberg Bing.

A Opus, empresa responsável pela assessoria de imprensa de Seu Jorge, disse que não vai se pronunciar sobre o fato.

Veja vídeo: