Entretenimento

Último capítulo! José Leôncio assume identidade de Velho do Rio e vira protetor do 'Pantanal'

Pai e filho só ficarão frente a frente após a morte do fazendeiro no último capítulo da história

Por Carla com Resumo das Novelas 20/09/2022 16h29 - Atualizado em 20/09/2022 16h35
Último capítulo! José Leôncio assume identidade de Velho do Rio e vira protetor do 'Pantanal'
José Leôncio assume identidade de Velho do Rio, vira protetor do Pantanal e choca com nova aparência da entidade - Foto: Reprodução/TV Globo

Em Pantanal, exibida pela Globo no horário das 21h, Zé Leôncio (Marcos Palmeiras) sempre tentou encontrar o Velho do Rio (Osmar Prado). Mas, pai e filho só ficarão frente a frente após a morte do fazendeiro no último capítulo da história. Aliás, ele receberá a missão de ser o novo protetor da família.

A morte de Zé Leôncio ocorrerá logo após o casamento com Filó (Dira Paes). Ele acordará no meio da noite com dores no peito. “Que está me acontecendo?”, dirá ele. O fazendeiro até cogitará ir para São Paulo se consultar. Ele ainda conseguirá se comunicar com o pai através de pensamentos.

“O que lhe aconteceu aquele dia que lhe tirou a vida, meu pai? Um marruá? Uma boca de sapo? Não foi nada disso… Cê tá vivo, pai… Por que você não aparece, pai?”, questionará Zé Leôncio. Ele, então, verá o quadro com a imagem do pai e terá um ataque fulminante, morrendo de forma inesperada.

Em momentos seguintes, a alma do fazendeiro aparecerá ao lado do Velho do Rio. Ele contará ao filho como morreu. “Caí do cavalo e a boca de sapo me pegou no pescoço”, dirá ele. A entidade ainda contará que nunca apareceu para Zé Leôncio, pois ele nunca acreditou na existência do Velho do Rio.

Ele dará uma missão ao filho. “Nossa história não termina aqui. Tem seus filhos, seus netos… Você tem que cuidar deles como eu cuidei de você. Agora, estou cansado dessa vida, chegou a minha hora de descansar. Cuida bem da tua comitiva”, dirá o Velho do Rio, que virará sucuri e sumirá pelo rio.

Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.