Entretenimento
Doença rara faz com que Pitt não seja capaz de reconhecer o rosto de conhecidos. Nem o próprio
Ator disse que sofre de prosopagnosia, embora não tenha recebido o diagnóstico oficial
Um dos atores mais conhecidos e bem pagos do mundo, o galã Brad Pitt revelou ser portador de uma doença que impacta (e muito) na sua vida pessoal: a prosopagnosia.
O estranho distúrbio faz com que o paciente tenha dificuldade em reconhecer rostos conhecidos, o que inclui o próprio. Você já se imaginou sendo o Brad Pitt e não reconhecendo a própria face? Mas, brincadeiras a parte, a doença é séria e afeta de maneira significativa quem sofre com ela.
Também chamada de “cegueira de feições”, a prosopagnosia faz que seus portadores precisem se apegar a outros fatores, como a voz, as roupas e outras características marcantes das pessoas mais próximas para que seja possível reconhecê-las. De acordo com o ator, o problema começou a se manifestar em sua juventude, quando começaram a julgar seu comportamento. É comum que quem sofra do transtorno receba a alcunha de “esnobe”.
Até então não existe cura para a doença e especialistas chamam a atenção para o fato de que o problema não deve ser confundido com “memória ruim”. A prosopagnosia não tem relação alguma com a visão, a memória ou a inteligência.
SAIBA MAIS SOBRE PROSOPAGNOSIA
Segundo o site oficial do Dr. Dráuzio Varella, uma pessoa diagnosticada com prosopagnosia não é capaz de reconhecer parcial ou totalmente o rosto de conhecidos, mas mantém preservada a capacidade de memorizar seus nomes e demais características individuais.
Isso acontece porque a área cerebral envolvida no reconhecimento de faces, é separada daquela responsável pelo arquivamento de nomes próprios. Comparado com outros tipos de informação visual, o reconhecimento de faces requer processamento mais elaborado, uma vez que elas, muitas vezes, diferem umas das outras em apenas alguns traços.
Pessoas com prosopagnosia são incapazes de reconhecer parcial ou totalmente o rosto dos amigos, dos pais ou dos próprios filhos, mas mantém preservada a capacidade de memorizar seus nomes e demais características individuais. Cerca de 2% da população sofre desse transtorno em algum grau.
Mais lidas
-
1Maceió
Funcionários do Hospital Veredas protestam por atrasos salariais e direitos não pagos
-
2Combate às plantas
Globo surpreende e faz Laboratório para trocar participantes do BBB 26
-
3Gratuito
Afya Maceió retoma assistência em saúde com agendamento para atendimento das Clínicas
-
4Denúncia
Vigilância Sanitária apreende 580 kg de produtos fora do prazo de validade no Jacintinho
-
5Futebol
CSA e CRB empatam em 1 a 1 no Clássico das Multidões do Campeonato Alagoano



