Entretenimento

Comissão de Ética da ABI adverte conduta de Leo Dias de 'explorar' caso de Klara Castanho

A Comissão de Ética da ABI emitiu um comunicado em que se posicionou contra a atitude de Leo Dias

Por Ana Maria 30/06/2022 16h44 - Atualizado em 30/06/2022 16h50
Comissão de Ética da ABI adverte conduta de Leo Dias de 'explorar' caso de Klara Castanho
Comissão de Ética da ABI adverte conduta de Leo Dias de 'explorar' caso de Klara Castanho - Foto: Reprodução de TV / Flipar

A Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) emitiu, nesta terça-feira (28), um comunicado em que condenou a “exploração de vítimas de violência sexual” por jornalistas e veículos de comunicação.

A nota foi direcionada ao colunista Leo Dias, do Metrópoles, que expos na mídia a gravidez de Klara Castanho após ter sofrido estupro.

“Mais um estupro. Mais um crime contra a mulher a impulsionar a audiência de blogs e portais. A Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa vem a público manifestar sua indignação diante do comportamento antiético de jornalistas e diretores de portais e demais veículos de comunicação que exploram casos de vítimas de violência sexual para ampliar o número de seguidores virtuais”, disse a nota.

Em seguida, a Comissão afirmou que o jornalismo não pode compactuar com a conduta de Leo Dias: “O jornalismo não pode compactuar nem com o crime, nem com sua exploração midiática. A ABI adverte em específico o jornalista Leo Dias: mesmo o tipo de jornalismo que ele faz deve respeitar certos limites éticos”.

Por fim, dedicou solidão à atriz e ressaltou a importância do respeito humano, acima da busca por cliques. “A ABI também manifesta sua solidariedade à atriz Klara Castanho e familiares. Esperamos que os meios de comunicação compreendam, de uma vez por todas, que o respeito humano vale mais que a busca de audiência – vale mais que um clique”, completou.