Entretenimento

Prefeito de Maceió, JHC, lança o maior São João do litoral do Brasil

Programação foi divulgada em evento no Espaço Pierre Chalita, na noite desta quarta-feira (18), que reuniu o setor produtivo, a imprensa e artistas

Por Secom Maceió 19/05/2022 09h46
Prefeito de Maceió, JHC, lança o maior São João do litoral do Brasil
Prefeito de Maceió, JHC, lança o maior São João do Litoral do Brasil - Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Sol, mar e muito forró. São esses elementos que maceioenses e turistas terão durante o São João de Maceió. Com muita música e ao lado de artistas locais, o prefeito JHC lançou, na noite desta quarta-feira (18), no Espaço Pierre Chalita, na Pajuçara, a programação oficial do maior São João do litoral do país, que tomará conta da capital alagoana com atrações nacionais, valorização cultural dos artistas da terra e palcos descentralizados no Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins e Jaraguá.

De acordo com o prefeito JHC, Maceió se organizou para que, em junho, o maceioense e os visitantes desfrutem de uma programação junina multicultural, aliada às belezas naturais da cidade. Confira a programação completa ao fim da matéria.

São João de Maceió resgata cultura e história da capital alagoana. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

São João de Maceió resgata cultura e história da capital alagoana. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
“O São João é democrático, e tem a cara, a história e as nossas raízes. E, agora, vamos movimentar a economia com 15 dias de festa. Na medida em que fazemos estes grandes eventos, geraremos mais oportunidade para a nossa gente. Em junho, apesar do clima mais frio, as nossas águas continuam quentes. Por isso, a festa não vai parar, a alegria vai contagiar a todos que nos visitam. Vamos fazer o São João do tamanho que a nossa cidade merece”, frisou o prefeito.

JHC anunciou a programação da festa junina ao lado do empresário e influenciador digital Carlinhos Maia, que recebeu, do prefeito, o título de ‘Embaixador para o Turismo de Maceió'. Carlinhos tem mais de 45 milhões de seguidores no Instagram, sendo um dos maiores blogueiros do mundo.

Prefeito JHC entregou título de 'Embaixador para o Turismo de Maceió a Carlinhos Maia. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Prefeito JHC entregou título de 'Embaixador para o Turismo de Maceió a Carlinhos Maia. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
“Tenho certeza de que, com esta programação, teremos o maior São João do Brasil. E eu, que sempre curto as festas juninas na vila, vou prestigiar a festa de Maceió, desta vez. Todos ansiosos pela programação de São João e estamos todos com muita energia para divulgar ainda mais Maceió que tem a maior festa junina do litoral”, disse o influencer, reiterando que a capital alagoana é um dos tesouros do país.

Para o secretário Municipal de Comunicação, Lininho Novais, a programação junina também apresenta um grande incentivo e valorização aos artistas locais. Ele disse ser impossível não se emocionar com o retorno de uma das festas mais aguardadas pelo povo de Maceió.

Secretário de comunicação de Maceió, Lininho Novais, destacou valorização dos artistas locais. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Secretário de comunicação de Maceió, Lininho Novais, destacou valorização dos artistas locais. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
“Hoje, reunimos o setor produtivo, incluindo o trade turístico, e a imprensa alagoana para apresentarmos como será o evento de 2022. O São João da capital deve movimentar a economia local em mais de R$ 100 milhões. O prefeito JHC acompanhou todo o processo de elaboração da programação e ficamos muito felizes por este momento, que traz de volta a alegria das festas juninas ao nosso povo”, ressaltou o secretário.

Ele divulgou que a festa, no Benedito Bentes, acontecerá de 15 a 19 de junho, em uma grande arena a ser montada. Entre 23 e 29 de junho, a programação será multicultural no Estacionamento de Jaraguá, com atrações nacionais e até internacionais. E, não para por aí. Nos dias 23 e 30, a Arena Forró & Folia, numa parceria com a Organização Arnon de Mello, vai divertir o público com apresentações de quadrilhas juninas, bumba-meu-boi e coco de roda.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), João Hugo Lyra, destacou que o empenho da gestão é realizar o maior e melhor São João que a cidade já vivenciou.

Presidente da FMAC, João Hugo Lyra, ressaltou dimensão da festa junina da capital. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Presidente da FMAC, João Hugo Lyra, ressaltou dimensão da festa junina da capital. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió
“Passamos dois anos em casa e a expectativa é a melhor possível. Vamos receber artistas locais e de fora para dar a dimensão que Maceió merece, de grandiosidade. O festival Abril pra Cultura, no mês passado, mostrou que retomamos as nossas programações com tudo e o São João não poderia ficar para trás. Estamos lançando, hoje, aquele que será o maior evento junino do Brasil”, destacou João Hugo Lyra.

Desde o início da gestão do prefeito JHC em Maceió, 15 editais já foram lançados, beneficiando quase 3.200 artistas. Os músicos e grupos locais que integram a programação do São João de Maceió foram selecionados por meio dos editais ‘Toca Tudo MCZ’ e ‘Vem pra Praça’.

O mês de junho, no calendário turístico em Maceió, é sempre um período complicado para o setor hoteleiro. Graças ao São João da capital, a perspectiva é de que a ocupação nos hotéis chegue a 90%. A secretária Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão, avalia que a programação junina é fundamental para que a temporada tenha um maior alcance.

Secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Patrícia Mourão, pontuou diferencial cultural da cidade. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Patrícia Mourão, pontuou diferencial cultural da cidade. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió
“O grande atrativo de Maceió continua sendo o sol e o mar. No entanto, esse diferencial de cultura que só a capital possui é super importante para agregar ainda mais valor aos nossos atrativos. Como vemos em outros estados, grandes eventos são estratégicos para aquecer o turismo e movimentar a economia local, gerando emprego e renda para a população. Aqui em Maceió, a Prefeitura inova, mais uma vez, com uma programação com a cara do destino, para todos os gostos e com a hospitalidade já conhecida dos maceioenses”, pontuou Patrícia Mourão.

Na capital, a estimativa é que existam mais de 23 mil leitos entre hotéis, pousadas e por meio da plataforma Airbnb, com preços para todos os bolsos. Os mais de R$ 200 milhões investidos para a revitalização de pontos turísticos, incentivo aos setores econômicos e instalação de espaços criativos em toda a cidade permitiram a abertura de quase 1.500 leitos no último ano, com expectativa de mais.

Maceió é massa desde a sua origem


A ideia da festa junina reforça um contexto de resgate à cultura e a história de Maceió, que é massa desde o início. O primeiro nome da cidade se refere ao Riacho Salgadinho, que, hoje, passa por um processo de requalificação ambiental histórico.

Foi o Riacho Salgadinho que os primeiros habitantes – os indígenas – chamaram de Massayó ou Massai-ó-k, que significa “o que tapa o alagadiço”. Posteriormente, este nome foi dado ao engenho construído em frente onde hoje é a Catedral Metropolitana e, depois, foi escolhido para batizar a capital dos alagoanos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO JUNINA


FORRÓ DO BIU – BENEDITO BENTES

15/06

Messias Lima

Xameguinho

César Salles

Mô Fio

Baby Som

Magníficos

Tierry

16/06

Irineu Nicacio

Felipe Diniz

Los Borachos

Leyla Oliver

Gatinha Manhosa

Priscila Senna

17/06

Almir Taylor

Bia Medeiros

Garota Sertaneja

Ana Lobo

Geraldo Cardoso

Nonato o Poeta

18/06

Dinha Soares

Rafinha Benuti

Gordinho do Piseiro

Nathália Martins

Devinho Novaes

Aveloz

19/06

Zé Princesa e Banda

Alberto Germano

Paulinho Balbino

Jorge de Altinho

Japinha Conde

Mano Walter

SÃO JOÃO DO JARAGUÁ

23/06

Lula Sabia

Zé Neto Leão

Alisson Cunha

Thiaguinho

Zé Felipe

Xand Avião

24/06

Thiago Vás

Jaques Setton

Pedro Sampaio

Alok

Zé Vaqueiro

25/06

Rick Araújo e Maryjane

Tião Marcolino

Beto Marcolino

Felipe Amorim

Gustavo Mioto

Bruno e Marrone

26/06

Val Pimentel

Diego Francis

Tuca Martins

Taty Girl

Luan Santana

27/06

Cláudio Rios

Fidelis e a Cabrieira

Galã

Lucy Alves

Nattan

Ludmilla

Matheus e Kauan

28/06

Chau do Pife

Banda Quadrilhão

Marlus Viana

Raí Saia Rodada

Dennis DJ

Wesley Safadão

29/06

Micheli Andrade

Walkiria Santos*

Elba Ramalho

Limão com Mel

Gustavo Lima