Entretenimento

Will Smith é banido por 10 anos do Oscar após tapa em Chris Rock

Ator ainda poderá concorrer a outras estatuetas, mas está banido de colocar os pés em qualquer evento da Academia do Oscar.

Por Disney Plus Brasil 11/04/2022 10h18
Will Smith é banido por 10 anos do Oscar após tapa em Chris Rock
Will Smith é banido do Oscar por 10 anos após tapa em Chris Rock - Foto: Reprodução

Will Smith foi barrado do Oscar por uma década depois de dar um tapa no comediante Chris Rock na cerimônia de premiação do Oscar 2022. Como todos sabem, o ator agrediu Chris depois que o comediante fez uma piada infeliz sobre a falta de cabelo de sua esposa Jada Pinkett Smith, que sofre de alopecia. Momentos depois da confusão, Smith recebeu o prêmio de Melhor Ator por seu papel em King Richard: Criando Campeãs.

Agora, a diretoria da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tomou a decisão de proibir o ator de participar de qualquer evento da Academia pelos próximos dez anos a partir de 8 de abril. Isso se aplica tanto a participar de eventos repletos de estrelas pessoalmente quanto virtualmente.

“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado ao Oscar”, disse o presidente da Academia David Rubin e o CEO Dawn Hudson em um comunicado.

“O 94º Oscar foi feito para ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.”

“Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia”, continuou o comunicado. “Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados”.

De acordo com o The Hollywood Reporter, Will Smith se manifestou dizendo apenas que aceita e respeita a decisão da academia.

Will Smith ainda pode ser indicado nos próximos anos

Há poucos dias, Smith renunciou à Academia e pediu desculpas a Chris Rock nas redes sociais enquanto o mundo reagia em choque ao tapa no palco do Oscar. Contudo, o ator não só vai continuar com a estatueta que recebeu e como também permenece elegível para futuras indicações e vitórias no Oscar.