Entretenimento

Azar ou história ruim? Veja os motivos que podem explicar o fiasco de Um Lugar ao Sol

Globo cumulou uma queda em sequência na média das últimas novelas desde Amor de Mãe (2020).

Por Gustavo Novelas com Resumo das Novelas 25/03/2022 17h53
Azar ou história ruim? Veja os motivos que podem explicar o fiasco de Um Lugar ao Sol
Novela de Lícia Manzo chega ao fim hoje - Foto: Reprodução/Youtube

De fato, as tardes da TV brasileira se consagraram como o momento para o público assistir reprises. Ao se deparar com a pandemia, as emissoras apelaram com as reapresentações em faixas dedicadas às novelas inéditas no período noturno.

O resultado não foi agradável e, imediatamente, a Record foi a primeira a se tocar da enrascada que estava entrando e agilizou suas tramas inéditas. Não foi o caso da Globo, que acumulou uma queda em sequência na média das últimas novelas desde Amor de Mãe (2020).

Reestreando as inéditas com Um Lugar ao Sol, a experiência não poderia ser outra, senão um desastre. A seguir, tentamos ilustrar alguns motivos que podem explicar o fracasso da novela de Lícia Manzo:

O contexto

Se seguirmos nesta lógica de pandemia e da exibição de reprises, podemos afirmar que Um Lugar ao Sol esteve sendo prejudicada pelo seu contexto. A novela anterior que estava sendo exibida, Império, derrubou a audiência e deixou os índices abaixo dos 30 pontos, queda registrada também nas anteriores (Primeira temporada de Amor de Mãe – 28,0 de média e a reprise de A Força do Querer – 26,1 de média).

A própria novela

Os críticos de TV garantem que a culpa do que aconteceu em Um Lugar ao Sol é apenas da própria novela. Isto porque, muito tem se falado do enredo arrastado e pouco popular da novela, que já é o maior fiasco das últimas décadas. Para se ter uma noção, o folhetim coleciona vários recordes negativos que chegam a ser semelhante a audiência das novelas da Record: 15 pontos.


Obra fechada

Com medo do avanço da pandemia e diante da necessidade de se preparar para novos cenários críticos, Um Lugar ao Sol caiu no pecado de ser uma obra fechada. A novela foi ao ar toda pronta e, historicamente falando, todas as vezes que a Globo fez isso, deu errado. As novelas costumam acompanhar o ritmo do público e não foi o que aconteceu com Um Lugar ao Sol.

Já estreou sabendo

Acredita-se também que, experiente com seu público, a Globo tinha total noção das consequências do que estava fazendo. De acordo com informações da revista Quem e do colunista Thell de Castro, a novela foi picotada antes da estreia e os 147 capítulos prontos, foram reeditados e se tornaram pouco mais de 110 justamente porque os executivos sabiam que Um Lugar ao Sol não agradaria ao público. A novela só não foi mais encurtada ainda por conta dos atrasos nas gravações de Pantanal.