Entretenimento

'Pantanal' é a maior aposta da Globo nos últimos tempos: 10 curiosidades do remake

A novela conta a história de José Leôncio e Juma Marruá e a primeira versão foi ao ar em 1990 pela extinta TV Manchete.

Por Jessica Krieger com Vix 09/03/2022 19h03
'Pantanal' é a maior aposta da Globo nos últimos tempos: 10 curiosidades do remake
Alanis Guillen é a Juma Marruá do "Pantanal" da Globo - Foto: Reprodução/TV Globo

A Globo já se prepara para a estreia de "Pantanal", que vai substituir “Um Lugar ao Sol” na faixa das 21 horas, a partir de 28 de março. A novela conta a história de José Leôncio e Juma Marruá e a primeira versão foi ao ar em 1990 pela extinta TV Manchete.

Segundo a emissora, a nova versão promete ser fiel à original, que teve excelentes índices de audiência em sua primeira exibição. Acompanhe a lista com 10 curiosidades do remake de "Pantanal" e prepare-se para os novos capítulos que vem por aí:

Curiosidades sobre a nova novela "Pantanal"


1. Autor é neto de Benedito Ruy Barbosa

Pouca gente sabe que Bruno Luperi, autor do remake de "Pantanal", é neto do já consagrado Benedito Ruy Barbosa. Benedito foi o responsável por escrever a primeira versão da novela da TV Manchete, que terá algumas atualizações. Nas redes sociais, o autor celebrou a nova novela e compartilhou a empolgação com as gravações: "Quando muitos sonhos se juntam em um sonho só podemos chamar de nosso", escreveu.

Bruno também garantiu que não pretende fazer nenhuma mudança e contou sobre a preparação: "Muita gente perguntou sobre as mudanças que farei na adaptação de Pantanal, embora se trate de um remake, serei fiel a versão original. Não à toa, o meu processo começa na leitura minuciosa e análise de cada um dos 209 capítulos escritos pelo Benedito. É natural que algumas situações, hoje, estejam fora de contexto, mas a estrutura dramática é atemporal. Por isso depois de todos esses anos o Pantanal segue vivo no imaginário de todos nós".

2. Gravações no Pantanal

As gravações do remake de “Pantanal”, no Mato Grosso do Sul, estão sendo feitas no mesmo local em que foi gravada a primeira versão. Depois de visitar a fazenda que o cantor e ator Almir Sater comprou depois que a novela acabou, em 1990, a equipe da novela, que buscava locais na região, optou por manter a locação. Ao Gshow, Almir contou que "eles foram visitar outros lugares, mas sentiram que era aqui".


3. Pai e filho na novela

Almir e Gabriel Sater estarão juntos na novela. O pai fará Eugênio, que se envolve em vários núcleos do folhetim. Já o filho de Almir, Gabriel, terá a missão de interpretar um misterioso violeiro chamado Trindade, papel que foi de seu pai na primeira versão de "Pantanal". Gabriel tem 39 anos, é ator e músico e passou boa parte da infância e da adolescência nas terras onde a novela está sendo gravada.


4. Produção de milhões

Produções grandes, como é o caso de "Pantanal", exigem uma mega operação logística e envolvem o trabalho de muitas pessoas. Estima-se que cerca de 144 toneladas de material de produção, cenografia, figurino, caracterização e tecnologia tenham sido transportadas durante as gravações. Para isso, foram usados 12 caminhões. Já em relação à equipe, cerca de 150 pessoas foram envolvidas diretamente com as gravações.

5. Dublê de cobra

Quem pensa que são só os atores e atrizes que têm dublê está completamente enganado. Uma sucuri de quatro metros de comprimento foi encomendada pela direção de arte da novela. Produzida no Rio de Janeiro, a cobra de mentira é maleável e pode entrar na água, além de ser tratada como celebridade. A produtora de arte de "Pantanal", Miriam Saback, revelou que um carro específico foi usado para transportar o animal.

6. Maquiagem perfeita

Juliana Paes foi convidada para fazer uma participação no remake e teve que usar e abusar de maquiagem para parecer mais velha, com marcas de expressão e rugas, feitas por uma profissional. "Deixar Juliana Paes envelhecida já foi um grande desafio, ainda mais para uma câmera 8K. Ju, querida, obrigada por essa aventura", agradeceu Valéria, maquiadora da atriz.

A personagem de Juliana, que é a mãe da protagonista e se chama Maria Marruá, é um dos destaques do início dos capítulos. Ela é uma mulher cheia de mistérios que, segundo a lenda, se transforma em onça quando fica brava, o que a tornou inesquecível aos telespectadores ao longo de todos esses anos entre versão original e remake.


7. Atores da primeira versão

Além de Almir Sater, o remake de "Pantanal" contará com outros atores que fizeram parte do elenco da versão original. Marcos Palmeira, que interpretou Tadeu Leôncio em 1990, agora será José Leôncio, pai do personagem ao qual deu vida na primeira versão. Paulo Gorgulho também está de volta ao folhetim – desta vez como Ceci, o fiel escudeiro de Joventino, pai de José Leôncio.


8. Cores do Pantanal

Na contramão da ideia de que bege e marrom são cores rurais, a figurinista Marie Salles explorou muitas cores para vestir os personagens de "Pantanal". Segundo a própria TV Globo, Marie se encantou com a explosão de cores que encontrou quando chegou à região, no Mato Grosso do Sul. "Eles usam cor, muita cor, azul, vermelho, verde, e fui inserindo isso principalmente na segunda fase", declarou.

9. Torcida do antigo elenco

Cristiana Oliveira, que deu vida a Juma na primeira versão de "Pantanal", declarou ao Gshow que estava na torcida para que Alanis Guillen conquistasse o papel da protagonista mais de 30 anos depois. "É uma pessoa que você vê que tem conteúdo, eu a acompanho nas redes sociais e vejo isso nela. E, ao mesmo tempo, tem uma sensibilidade que para construir a Juma tem que ter".


10. Trama promete ser eletrizante

Pelo que deu para ver nas primeiras imagens, divulgadas pela Globo, a trama promete ser eletrizante, do começo ao fim, explorando uma região onde tudo é possível. O teaser deixou os telespectadores ansiosos para a estreia e chegou a ser muito comentado nas redes sociais. Para colocá-lo no ar, a emissora filmou também as locações, que se revelaram de peso.