Entretenimento

Diteal convida público para conhecer um dos maiores patrimônios culturais de Alagoas

Por Assessoria 14/01/2022 10h04
Diteal convida público para conhecer um dos maiores patrimônios culturais de Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Se engana quem acha que só é possível conhecer o Teatro Deodoro em dia de espetáculo. Esse patrimônio cultural de Alagoas está bem acessível à população. Para visitá-la é muito fácil, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) disponibiliza uma equipe de monitores para receber o público às terças e quintas-feiras em quatro horários: às 10h, 11h, 14h e 15h. A visita é gratuita e limitada a 20 pessoas por vez, que é um dos vários cuidados tomados como forma de prevenção e combate à Covid-19. E as visitas já foram iniciadas em 2022.

"É sempre uma grande alegria receber visitantes nos nossos espaços, principalmente quando promovemos a integração entre arte, cultura e educação. Convidamos a todos para que frequentem os teatros e complexo, bem como participem dos nossos projetos. A casa é nossa!", enfatizou a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Conhecimento é poder e o povo que conhece sua história é mais poderoso e feliz, assim como a Dona Adriana Felizardo, que é mãe de uma usuária do CAPSI que fica no bairro José Tenório em Maceió, ela fala da emoção de visitar pela primeira vez o complexo.

 “Nasci, me criei em Maceió e nunca tinha entrado aqui. Fiquei maravilhada e vou vir mais vezes. Achei tudo lindo, agora vou frequentar o teatro também quando tiver espetáculos”, conta, toda feliz, dona Adriana.

Para grupos de escolas e instituições sociais, as visitas guiadas devem ser agendadas por um dos seguintes canais: (82) 3315-5660/ 98884-6885 e [email protected] .

A turma do Capsi também visitou a exposição J.Borges - O Mestre da Xilogravura, que já está na reta final, vai até a próxima sexta-feira (14).  Nesta última semana, o horário das visitas foi estendido, das 8h às 20h.

A assistente social do CPSI, Juliana Brandão contou um pouco de como foi visitar a exposição e todo complexo, “Tivemos a oportunidade de trazer os usuários do CAPSI, que nem sempre podem sair, e quando temos essa oportunidade fazemos esses passeios. Conhecemos todas as obras expostas, foi muito rico, porque conhecemos também o complexo, os teatros. Alguns dos usuários sentaram na cadeira e disseram que estavam se sentido na realeza! Então, foi uma experiência muito rica, tanto para nós profissionais como para os assistidos pelo programa, sendo muito bem recebidos pela equipe do complexo que explicou tudo para nós e, com certeza, iremos voltar em outras oportunidades”, conta.

A criançada é presença marcante nas visitações aos teatros e exposições. Um grupo de crianças com idades entre 7 e 8 anos da Colônia de Férias do Projeto “Pezinhos de Vento”, do Espaço Aprender Maceió, que fica na Mangabeiras, veio conhecer o Complexo Cultural, Salão nobre e os teatros, assim como a galeria, sala de dança e de música.

Muito inteligente e cheia de energia, Marina Nunes, de 8 anos, contou qual foi o espaço que ela mais gostou da visita, “Eu gostei do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, porque lá é muito legal, tem piano e o chão desliza. Eu também achei muito interessante a exposição e fiquei com vontade de fazer aqueles quadros na madeira (falando das matrizes). Se eu pudesse teria mil desses em casa e quando eu crescer vou tentar fazer os meus”, contou ela, muito feliz e disse ainda que apesar de não ser a primeira vez, quer voltar mais vezes.

Já os baixinhos, Vicente Cunha e Lorena Santos, ambos com 8 anos, e Fernanda Batista, de 7, elegeram como melhor espaço as salas de dança e de música porque são espaços grandes,  gostam de dança e música, disseram que é um ótimo espaço para brincar.

A professora Nathalia Cunha contou que já promove esses passeios culturais da colônia de férias há dois anos e que o Teatro Deodoro é rota garantida nos passeios, além de destacar que é uma frequentadora dos espetáculos e que o Teatro Deodoro é um equipamento muito importante para a cultura alagoana.

“O Teatro Deodoro é muito importante para a cultura alagoana, eu já vim com meu filhos para peças e exposições aqui e sempre que tenho a oportunidade trago as crianças, tanto da colônia de férias, como meu próprio filho, porque eu sempre procuro aproveitar os espaços do complexo. Essa exposição do J.Borges está maravilhosa, eu que tenho um quadro dele, estava de viagem com a família e voltamos a tempo só para não perder a oportunidade de ver. Valeu muito a pena!”, destaca.