Entretenimento
Palmeira dos Índios: a Capital Alagoana da Cultura
A modernização da Casa Museu Graciliano Ramos, que está sendo realizada em parceria com o Iphan, deixará o espaço moderno, digno de abrigar as obras do “chefe” da Casa

Além das belezas naturais, Palmeira dos Índios tem uma infinita riqueza cultural que é conhecida em todo o mundo, com nomes que deram notoriedade ao local a exemplo de Graciliano Ramos, Jacinto Silva, Jofre Soares, Carlos Moura, Clemilda, Edson Mauro e tantos outros que dão orgulho a quem é da terra Xucuru-kariri. Grandes eventos que estavam “adormecidos” foram resgatados há quatro anos e atraem turistas de todas as partes, que visitam a cidade para conhecer a rica história do município e a hospitalidade de um povo acolhedor e feliz. Por isso, Palmeira recebeu o título de Capital Alagoana da Cultura, dado pelos cantores Jorge de Altinho e Amazan.
Agora, o palmeirense já sabe que pode contar com grandes atrações, a cada data comemorativa, como o São João, com os concursos de quadrilha junina e participações de grupos conhecidos em todo o Brasil, a exemplo da Luar do Sertão, apresentações de coco de roda, guerreiros, bandas de pífanos, pastoril e outras manifestações folclóricas e populares. O Carnaval também devolveu a alegria do palmeirense. Nos quatro dias de folia momesca, as festas nos clubes foram retomadas e o QG da Folia atrai pessoas de todas as partes do país, com alegria e irreverência. Sem falar nas prévias carnavalescas, que têm todo o apoio cultural do município. A Paixão de Cristo também faz parte do calendário fixo da agenda cultural da cidade, com nova produção, novos cenários, artistas, além do Natal de Luz, que se tornou um atrativo para a toda a região, com espetáculos teatrais, dança, música, parada natalina e toda a emoção que a data traz.
Outro grande marco foi a criação da Festa Literária de Palmeira dos Índios (FliPalmeira) e a Semana Graciliano Ramos, que acontece dentro da FliPalmeira. Os dois eventos já trouxeram à cidade grandes nomes da música e da literatura nacionais e alagoanas, a exemplo de Jessier Quirino, Eliezer Setton, Osman Araújo, Carlos Moura, Os Caboclos, aliados à Orquestra Municipal Graciliano Ramos, além de representantes da literatura nacional como Ricardo Ramos Filho, Thiago Mio Sala, Eloar Guazelli, Roberto Sarmento, Carlito Lima, Gilvan Neves, Cristina Moreira, Moisés Neto e tantas outras personalidades que engrandeceram os dois eventos e que colocaram Palmeira em destaque em todo o Brasil. O Projeto Pôr do Sol é um espetáculo à parte. Além de levar música, gastronomia e dança ao palco do Cristo Redentor, o pôr do sol encanta a quem vai à Serra do Goiti, um dos mais belos cartões postais do Nordeste.
A modernização da Casa Museu Graciliano Ramos, que está sendo realizada pelo município, em parceria com o Instituto de Pesquisa Histórico, Artístico e Nacional (Iphan), deixará o espaço moderno, digno de abrigar as obras do “chefe” da Casa. “Em breve, teremos executado o projeto de modernização da Casa Museu Graciliano, já conveniado com o Iphan, enriquecido pelo acervo pessoal do escrito e ansiosamente aguardado pelos palmeirenses e turistas. Neste final de governo, as conquistas se voltaram para a adesão nacional deste município à Lei Emergencial Aldir Blanc, oportunizando aos artistas e grupos locais o benefício às categorias por eles desenvolvidas, sem esquecer da implantação do Fundo Municipal de Cultura, anseio já alimentado há décadas. Foram muitas as conquistas, embora muitas outras se despontem, e me sinto honrada por ter feito parte de cada uma delas, em um trabalho de equipe dentro de um projeto real e possível, calcado na credibilidade e responsabilidade”, disse a secretária municipal de Cultura, Isvânia Marques.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia