Entretenimento

'BBB 19': Globo se posiciona sobre caso de investigação de intolerância religiosa

Em nota, a TV Globo afirmou que as declarações dos participantes não refletem a posição da emissora.

Por Globo/Extra 12/02/2019 11h12
'BBB 19': Globo se posiciona sobre caso de investigação de intolerância religiosa
Reprodução - Foto: Assessoria
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro, órgão da Polícia Civil, informou, em nota, que está apurando as declarações dos participantes do “Big Brother Brasil 19’’ Maycon e Paula, apontadas como racistas e preconceituosas por parte dos telespectadores do reality: "Foi instaurado inquérito para apurar o ocorrido. As investigações estão sob sigilo". Procurada, a Globo, se posicionou sobre o assunto: "Não fomos notificados, mas é importante pontuar que a Globo respeita a diversidade, a liberdade de expressão e repudia com veemência qualquer tipo de intolerância e preconceito, em todas as suas formas. Desde 2016 a emissora mantém no ar a campanha ‘Tudo começa pelo Respeito’, em parceria com UNESCO, UNICEF, UNAIDS e ONU MULHERES, que atua na mobilização da sociedade para o fortalecimento de uma cultura que não apenas tolere, mas respeite e discuta amplamente os direitos de públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito. Desta forma, é importante reiterar que qualquer manifestação pessoal, equivocada ou não, feita pelos participantes do programa, não reflete o posicionamento da emissora", diz a nota da Globo. Os atos de discriminação por raça e cor são considerados crimes no Brasil desde 1989. Além deles, há também a conduta de injúria racial, que é detectada em atos que ofendem a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. O caso mais recente no reality foi de Maycon, que ao ver Gabriela e Rodrigo dançando uma música de Jorge Aragão, disse ter sentido um arrepio ao ouvir "músicas esquisitas". Já no dia seguinte, em um papo com Paula e Hariany, Maycon continuou questionando o comportamento, as conversas e as crenças de Gabriela e Rodrigo:

“Gabriela é boa, mas talvez a companhia seja ruim. Nesses dias que Isabella ficou doente, foi muito estranho. E não era para ela. Acho que era para mim. Afetou nós dois. Perdi a linha total”, insinuou o rapaz.

A mineira Paula, em conversa com Hariany, em outro momento, disse ter medo das religiões africanas: "Eu tenho muito medo do Rodrigo. Ele fala o tempo todo desse negócio de Oxum deles lá, que ele conhece. Eu tenho medo disso, mas nosso Deus é maior". Em nota, a TV Globo afirmou que as declarações dos participantes não refletem a posição da emissora. Confira a nota: "Não fomos notificados, mas é importante pontuar que a Globo respeita a diversidade, a liberdade de expressão e repudia com veemência qualquer tipo de intolerância e preconceito, em todas as suas formas. Desde 2016 a emissora mantém no ar a campanha ‘Tudo começa pelo Respeito’, em parceria com UNESCO, UNICEF, UNAIDS e ONU MULHERES, que atua na mobilização da sociedade para o fortalecimento de uma cultura que não apenas tolere, mas respeite e discuta amplamente os direitos de públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito. Desta forma, é importante reiterar que qualquer manifestação pessoal, equivocada ou não, feita pelos participantes do programa, não reflete o posicionamento da emissora", informa.