Entretenimento

31 de maio de 2018 16:47

Orquestra Sinfônica da Ufal faz um passeio pela história da ópera

Concerto gratuito ocorre nesta quinta-feira (31), às 20h, no Teatro Deodoro

↑ Criado em 2011, como um projeto de extensão da Ufal, o Quinta Sinfônica mantém pauta permanente de apresentações de músicas eruditas e regionais no Deodoro (Foto: Adalberto Farias / Agência Alagoas)

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas promete uma grande noite de Aberturas e Árias de Ópera de Mozart, Bizet, Puccini e Donizete, no projeto Quinta Sinfônica, nesta quinta-feira (31), às 20h, com entrada gratuita. Os ingressos serão entregues na bilheteria do Teatro Deodoro.

O repertório do concerto faz um passeio pela história da ópera, desde o Classicismo até o Romantismo. “Faremos as aberturas das óperas ‘Don Giovanni’, de Mozart, e ‘Carmen’, de Bizet, e a do Ballet ‘As Criaturas de Prometheus’, de Beethoven. Também faremos diversas árias de Mozart, Puccini, Donizete e Bizet”, disse Débora Borges, regente e professora do curso de Música da Ufal.

Serão apresentadas oito obras distintas, sendo seis óperas, com a participação dos cantores solistas Davi Jonas, Joyce Rocha e Rafaella Lima, alunos do curso de graduação em Música da Universidade; a professora de canto da Escola Técnica de Artes da Ufal, Claudiana Melo; o integrante do Corufal, Luciano Peixoto; e a regente do Corufal, professora Maria das Vitórias.

“Ao iniciar o trabalho com a orquestra foi perceptível que não somente a questão quantitativa deveria ser vista, mas, também, a qualitativa. Todo o repertório escolhido para os concertos tem o intuito de trabalhar a formação continuada dos instrumentistas. Começamos com aberturas, mas, quem sabe, futuramente, não conseguiremos realizar uma ópera na íntegra, explicou a regente Débora Borges”.

Sobre o Quinta Sinfônica

O Quinta Sinfônica é realizado pela Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). São oferecidos concertos gratuitos para a comunidade, sempre na última quinta-feira do mês.

O Quinta Sinfônica existe desde 2011, como um projeto de extensão da Ufal. Com uma pauta permanente no Teatro Deodoro, nos últimos anos, vem conseguindo apresentar um repertório de músicas eruditas e regionais e formar público para concerto. Até o final deste ano serão mais quatro concertos no Teatro Deodoro: 26 de julho, 30 de agosto, 18 de outubro e 20 de dezembro.

SERVIÇO:

Quinta Sinfônica

Data: 31/05

Horário: 20h

Local: Teatro Deodoro, Centro de Maceió

A entrada é gratuita.

Mais informações – 3315-5656 ou 3214-1541.

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Hannah Copertino

Comentários

MAIS NO TH