Entretenimento

Rodrigo Gorky: responsável por hits de Pabllo, Luiza Possi e Preta Gil

Produtor musical ainda trabalhou com a Banda Uó e fundou o Bonde do Rolê

Por Fonte: R7 29/10/2017 18h42
Rodrigo Gorky: responsável por hits de Pabllo, Luiza Possi e Preta Gil
Reprodução - Foto: Assessoria

Pabllo Vittar, Luiza Possi e Preta Gil têm semelhanças que talvez ninguém imagine. Além do sucesso na música ao redor do País, as três cantoras têm a mesma sombra nos bastidores das produções: Rodrigo Gorky.

O produtor, um dos nomes mais consolidados da música pop nacional, teve seu primeiro contato com a música ainda na barriga da mãe, quando ela colocava canções no ambiente para ele escutar.

A técnica deu certo e Gorky desenvolveu o dom para a coisa durante a infância e adolescência. Aos 21 anos, ele já discoteava pela noite curitibana e faturava alguns trocos. O gosto pela música fez Gorky fundar o Bonde do Rolê, em 2005, com o DJ e produtor Pedro D'Eyrot e a vocalista Marina Vello — a cantora deixou a banda em 2007 e foi substituída por Laura Taylor. O grupo tinha como estilo a mixagem de samples de diversos estilos com batidas do funk carioca.

— Na época, eu tinha 24 anos. Começamos a nos apresentar e deu muito certo, o pessoal comprou a ideia.

O trio permaneceu na estrada por 10 anos e venceu duas premiações: Melhor Show, no Troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 2007, e Melhor Clipe com Vida Loka, no Prêmio Multishow de Música Brasileira, em 2014. O sucesso ainda rendeu parceria com o DJ Diplo, CDs, turnês pelo mundo e até a presença da canção Solta o Frango no game FIFA 08, um dos mais populares do gênero esportivo.

O sucesso do Bonde do Rolê abriu portas na carreira do produtor musical. Em 2010, ele integrou o time da Banda Uó, onde trabalhou no primeiro EP, Me Emoldurei de Presente Pra Te Ter, e no álbum Motel, lançados em 2011 e 2012, respectivamente. À época, ele trabalhou com Preta Gil, que resultou na recente parceria de Decote, canção composta ao lado de Yuri Drummond e Pablo Bispo. O videoclipe soma seis milhões de visualizações no YouTube.

Após cinco anos da parceria com o grupo pop goiano, Gorky se uniu a Luiza Possi. Os artistas trabalharam por um ano no CD LP, sexto álbum da cantora, com 10 faixas.

— Foi incrível estar ao lado dela. A sintonia foi automática.

No mesmo ano, o produtor passou a cuidar da carreira de Pabllo Vittar. Ele é responsável pelas canções mais famosas da drag queen: Sua Cara, K.O, Corpo Sensual e Nêga. Os ritmos criados por Gorky caíram no gosto do público, que fez da artista uma das mais assistidas no YouTube nos últimos meses — somados os quatro videoclipes, são mais de 580 milhões de visualizações atualmente.

Ao R7, ele contou que conheceu Pabllo no Instagram e seu carisma o conquistou. O primeiro trabalho deles foi Open Bar, em 2015.

— Além de produtor, sou empresário. O que me surpreende a cada dia é ver a proporção que ela tomou em dois anos. Hoje, Pabllo está na cabeça de todo mundo. É lindo vê-la no país que vivemos e, com tanto preconceito, ser uma das maiores artistas pop.

Sucesso no ramo musical, Gorky ainda trabalhou com Major Lazer, em parceria com Pabllo e Anitta, Tim Bernardes, do grupo O Terno, e gravou a música Baby Doll de Nylon, composta por Caetano Veloso e Robertinho de Recife, quando ainda era membro do Bonde do Rolê. Ele conta com a ajuda dos parceiros Maffalda, Pablo Bispo e Arthur Marques em suas composições.

Dono de vários hits, o produtor entrega que o segredo do sucesso é buscar a essência do artista.

— Para não cair na mesmice e não ficar dentro da fórmula, o principal é ver a necessidade de cada pessoa. Não adianta eu colocar um artista sério para cantar música de balada, por exemplo.

Gorky afirma estar realizado, mas almeja novos voos. Atualmente, ele trabalha no próximo disco do cantor cearense Daniel Peixoto, Iracema Som Sistema, previsto para ser lançado em 2018, e na projeção de Priscilla Nogueira, conhecida pelo nome artístico Mulher Pepita. Além desses, Pabllo Vittar, Mateus Carrilho e o projeto Fatnotronic estão na lista do produtor.