Entretenimento

Primeiro fim de semana da Bienal tem causos populares e espetáculo infantil

Poesia, contação de história, bate-papo infantojuvenil e banda de pífanos fazem parte da programação do sábado e domingo

Por Fonte: Assessoria da Unviersidade Federal de Alagoas 18/09/2017 16h47
Primeiro fim de semana da Bienal tem causos populares e espetáculo infantil
Reprodução - Foto: Assessoria

Com programação variada, já no primeiro final de semana da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas terá uma noite com o poeta popular, compositor e interprete paraibano Jessier Quirino. Será no sábado, dia 30 de setembro, no Teatro Gustavo Leite, a partir das 19h, com seus causos e estórias no linguajar nordestino, utilizado como um recurso cômico para expressar a rica cultura popular existente no sertão nordestino.

A solenidade de abertura do maior evento literário de Alagoas, acontece na noite da sexta-feira (29). E a partir do sábado até 8 de outubro, A Bienal conta com palestras, oficinas, debates, seminários e muita poesia, das 10h às 22h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

A programação no Teatro Gustavo Leite começa logo na manhã do dia 30, a partir das 11h, com o espetáculo Contação de Histórias – Bichos, Cantos e Encantos, com Toni Edson. Ele é natural de Aracaju, ator fundador do Grupo Iwá, dramaturgo, diretor, compositor, contador de histórias, licenciado em artes cênicas, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Artes Cênicas. O professor da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é pesquisador de procedimentos e tradição oral de contadores de história africanos como inspiração para rodas de história como arte pública com contos brasileiros. Em sua trajetória de 19 anos na área, já atuou e dirigiu vários espetáculos de contação de histórias. Realizou apresentações em Cabo Verde, Estados Unidos e em Burkina Faso. No Brasil já realizou apresentações em mais de dez estados.

Já na tarde do sábado, a partir das 14h, haverá o espetáculo Quem sabe faz ao vivo, da Companhia Fulanos Ih!Sicranos de teatro e pesquisa, que desenvolve suas produções artísticas desde 2007, tendo como base a valorização e o engrandecimento da identidade cultural nordestina, com estima e relevância a diversidade cultural alagoana. A programação é para a família toda.

Domingo tem bate-papo com Angélica Rizzi

No domingo, 1º de outubro, a Bienal prossegue nos três horários com várias atividades musicais, poéticas e de contação de histórias, nos vários espaços do Centro de Convenções. Na Sala Pitanga, das 14h às 17h haverá um bate-papo com Angélica Rizzi,  cantora, compositora, jornalista e escritora gaúcha. Possui 12 livros publicados em pouco mais de uma década de carreira. Natural de Estrela (RS), apresenta uma obra diversificada que abrange mais de um gênero literário: romance, poesia, conto, literatura infantil e infantojuvenil. Em sua carreira musical, tem três cds lançados: Águas de Chuva, Angélica Rizzi à italiana e Se somos nós. Em mais de uma centena de shows realizados, Angélica mostra uma bem sucedida combinação de música autoral, releituras e música italiana.

A programação cultural ainda tem Contos da Taquara, um espetáculo sobre Poética da Dança Tribal, muito teatro com A descoberta de Um, do Grupo Claricena, e o Transhow, marcado para 18h no Teatro Gustavo Leite. A noite de domingo será encerrada com o encontro de Banda de Pífanos de Alagoas, na Sala Pitanga, a partir das 19h.

Veja toda a programação no site bienaldolivroal.com.br e faça suas escolhas para curtir os dez dias do maior evento literário de Alagoas, sob a coordenação da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Maceió.