Entretenimento

Zezé Di Camargo diz em entrevista que Brasil nunca teve ditadura

Ele fala em "militarismo vigiado" e que período não foi "sangrento"

Por R7 13/09/2017 11h10
Zezé Di Camargo diz em entrevista que Brasil nunca teve ditadura
Reprodução - Foto: Assessoria

O compositor Zezé Di Camargo, 55 anos, afirmou que o Brasil nunca passou por uma ditadura. Para o sertanejo, o país viveu um período de "militarismo vigiado". "Me considero um cara muito politizado, mas não quero ser político. (...) Quero ser politizado para exercer o meu direito como cidadão", afirmou o compositor em entrevista ao canal do Youtube da jornalista Leda Nagle (assista à entrevista ao final).

Zezé foi polêmico ao dizer, em seguida, que o Brasil não viveu uma ditadura militar.

— Vou falar um absurdo, vão me criticar, vão achar que eu sou um maluco... o Brasil lutou muito pela democracia... mas eu fico com pena como os nosso políticos usaram aquela liberdade que conquistamos ao sair do militarismo, muita gente confunde militarismo com ditadura. Nós não vivíamos numa ditadura, era um militarismo vigiado.

A afirmação causou espanto até na apresentadora. Na sequência, o sertanejo diz que "ditadura é na Venezuela, é em Cuba, até hoje". Ele cita como exemplo ainda Hungria, Coreia do Norte, Argentina e Chile. "O Brasil nunca chegou a ser uma ditadura daquela de você ser a favor ou estar perdido", disse. 

Nagle interveio e disse: "Tivemos muita gente presa, tivemos confrontos, tortura...". Porém, Zezé seguiu o raciocínio dizendo que a ditadura brasileira "não chegou a ser violenta, sangrenta, como vemos no mundo de hoje onde tem gente que acredita que uma ditadura vai dar certo. Mas eu acredito, dentro, comigo, que o Brasil precisa passar por uma depuração, até pensar num militarismo para reorganizar, colocar doutrina na coisa e entregar. 'Limpamos essa corja aqui. Toma o Brasil democrático de novo'. Eu acho que o Brasil precisa de uma depuração dessa. Do jeito que está e com quem está e o povo inconscientemente politicamente como vive [não dá]".

O sertanejo também lembrou uma conversa que teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na época do primeiro mandato (2003-2006). "Presidente, você precisa falar com o Ministério da Educação para voltar a matéria de política no ensino básico, para que as crianças sabiam o que é a política. Eu vejo cada absurdo que as pessoas falam sobre política".

Zezé disse ainda que é fã de programas jornalísticos e assiste às mesmas reportagens várias vezes por dia. "Estudei pouco. Não tenho curso superior nem nada, mas sou determinado". Segundo o cantor, nos tempos de escola, a sua melhor nota sempre foi em redação. Ele fez até o segundo ano do Ensino Médio. 

A entrevista foi publicada na segunda-feira (12). Até o começo da manhã desta terça-feira (12), o vídeo de 15 minutos foi visto cerca de 9.000 vezes.