Entretenimento

Livro de Jorge de Lima é aclamado pela Academia Alagoana de Letras

Lançamento de obra prima do maior poeta alagoano teve conferência, leitura dramática e show musical

Por Agência Alagoas 25/08/2017 17h38
Livro de Jorge de Lima é aclamado pela Academia Alagoana de Letras
Reprodução - Foto: Assessoria

Escritores, poetas e o público presente festejaram, na noite de quinta-feira (24), na sede da Academia Alagoana de Letras, o lançamento do livro do consagrado poeta alagoano Jorge de Lima, o Mundo do Menino Impossível, em formato de literatura infantil, publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Pela primeira vez uma editora de Alagoas publica um título do poeta. Para o presidente da Academia Alagoana de Letras, Carlos Méro, a publicação é um marco na literatura alagoana.

“Trata-se de uma obra importantíssima para a literatura alagoana, a entrada do poeta na vanguarda das letras nacionais, o modernismo. Em um bom momento, a Imprensa Oficial resgata essa poesia, e o melhor de tudo, traz em roupagem infantil, para que as novas gerações conheçam a poesia mágica de Jorge de Lima”, afirmou Méro, que parabenizou a ilustradora do livro de Jorge de Lima, Chris K.

O presidente da Imprensa Oficial, Marcos Kummer, explica que a publicação do título envolveu um processo de direitos autorais com Laura Riff, uma das maiores agentes literárias do Brasil, e que representa autores como Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Mello Neto, Ariano Suassuna e Luís Fernando veríssimo.

“Queríamos lançar mão de um título que permitisse cooptar novos leitores para a obra de Jorge de Lima desde cedo, visando popularizar os seus livros. A nossa versão de O Mundo do Menino Impossível preserva o estilo narrativo infantil da primeira edição, lançada em 1927”, celebra Kummer.

(Foto: Adailson Calheiros)

Na abertura do evento, a escritora e poetisa Solange Chalita fez uma conferência sobre a vida e a obra de Jorge, quando revelou fatos inéditos, como a ajuda da filha de Jorge de Lima, em sua incursão por fotomontagens – o poeta foi pioneiro no Brasil neste tipo de arte. Ainda no evento, o ator Chico de Assis interpretou o poema, com uma notável performance. No final, um show do duo Divina Supernova, Júnior Bocão e Ana Galgani, encantou a todos com repertório autoral e clássicos da MPB, jazz e blue.

Entre os intelectuais presentes no lançamento do livro de Jorge de Lima, na casa onde próprio poeta morou, hoje sede da Academia, estavam: Enaura Quixabeira, Cármem Lúcia Dantas, Fernando Lôbo, Arriete Vilela, Vinícius Maia Nobre, Carlito Lima, Benedito Bentes, Marcos David e Rostand Lanverly, vice-presidente da AAL. No final, a Academia firmou convênio com a Casa Jardim e a Suvenil para a recuperação da casa do poeta.

Vale ressaltar que o livro O Mundo do Menino Impossível já está disponível para venda nas lojas física e virtual da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, por R$ 25. A partir da semana que vem chegará nas melhores livrarias de Maceió.