Entretenimento

Série "13 Reasons Why" estaria incentivando pensamentos suicidas

Estudo foi feito por pesquisadores da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos

Por R7 02/08/2017 10h57
Série '13 Reasons Why' estaria incentivando pensamentos suicidas
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma das séries mais populares de 2017, 13 Reason Why se tornou muito falada na imprensa por ter abordado um tema que é tabu: o suicídio.

Desde que estreou, no entanto, a produção estimulou a criação de inúmeros textos que demonstraram preocupação com a exposição desse assunto, o que poderia motivar pessoas vulneráveis a cometer o ato.

E um estudo realizado pela Universidade de San Diego, na Califórnia, provou que essa preocupação não era em vão. 

A pesquisa, restrita aos Estados Unidos, levou em conta o período de 31 de março e 18 de abril deste ano. Nesse período, o aumento de consultas sobre o tema aumentou 19% comparado ao ano passado.

Buscas por ajuda e prevenção ao suicídio cresceram 12% e 23%, respectivamente. A frase "como cometer suicídio" teve um aumento de 26%. A série teria inspirado potenciais suicidas em procurar informações sobre como colocar fim à própria vida, segundo os autores do estudo. 

Apesar de reconhecer que uma pesquisa de campo teria mais validade para confirmar essas observações, os pesquisadores pedriam à Netflix para que o conteúdo seja retirado do ar e editado. “Nós pedimos à Netflix que remova o programa e edite o seu conteúdo para alinhá-lo aos padrões da Organização Mundial de Saúde antes de repostá-lo. Além disso, a planejada segunda temporada, e todo a mídia relacionada ao suicídio, deve ser submetida a testes antes de sua divulgação em larga escala para prevenir que conteúdo bem intencionado ocasione em resultados não esperados.”

A Netflix se posicinionou e disse que esperava que o programa aumentasse as discussões sobre o tema. “Nós sempre acreditamos que o programa aumentaria as discussões sobre esse tema pesado. Esse é um interessante estudo quase experimental que confirma isso”, afirmou o serviço de streaming. 

A nova temporada de 13 Reasons Why estreia em 2018, mas ainda não tem uma data específica para isso.