Entretenimento

Nos próximos capítulos! Jacira e Piatã se casam em ‘Novo Mundo’

Por Globo 12/07/2017 11h28
Nos próximos capítulos! Jacira e Piatã se casam em ‘Novo Mundo’
Reprodução - Foto: Assessoria

A tribo Tucaré está em festa! O casal indígena mais popular do momento, Jacira (Giullia Buscaccio) e Piatã (Rodrigo Simas), enfim, vai se casar. A cerimônia, prevista para ser exibida na quinta-feira (13), em “Novo mundo”, será simples, íntima e tradicional. O que para a personagem é a realização de um sonho, para a atriz é uma emoção que fica restrita à ficção.

— É um momento muito especial, claro. Mas como eu não tenho o sonho de casar, a cena não me toca como pessoa. Para mim, é uma situação comum — simplifica Giullia, de 20 anos, que namora o editor de vídeo do SporTV Pedro Cantelmo: — Uma cerimônia não é algo que programo. Mas dependendo da pessoa que estiver ao meu lado, as coisas podem mudar.

 

Tibiriça celebra o casamento de Jacira e Piatã

Foto: Mauricio Fidalgo / Maurício Fidalgo/rede Globo/Divulgação

 

Na ficção, a noiva terá um figurino especial, mas discreto: algumas flores no cabelo e uma grande capa. Bom para a atriz, que amenizou um pouco o frio do inverno carioca.

— Desta vez, ela está um pouco mais coberta (risos). A gente está passando um frio danado nas gravações por conta do clima — conta a intérprete, que recorda: — Quando Jacira teve que usar vestido, um disfarce como parte do plano para salvar Anna (Isabelle Drummond) e Vitória das mãos de Thomas (Gabriel Braga Nunes), achei estranho (risos). Eu pedi para que a roupa fosse justa e fiquei feliz por estar incomodada de verdade. Isso me ajudou muito nas gravações.

O corpo sempre exposto nas cenas não é uma questão para o namorado de Giullia. E ela garante que jamais será:

— Isso nunca foi assunto entre a gente. E com ninguém seria! Faz parte do meu trabalho e não deve ser um problema. 

Ela é braço forte

Para evocar a mulher poderosa que Jacira é, Giullia Buscaccio e o núcleo indígena de “Novo mundo” foram buscar na tribo Parkatejê, no Pará, a essência desse povo. Foram dias de imersão na cultura indígena. De lá, a bela e franzina atriz saiu reenergizada e rebatizada. Pahipayti é seu nome também!

— Significa braço forte. Esse núcleo, apesar de ser fictício, traz um pouco da história que muita gente só conhece por livros. E tudo o que mostramos é pouco diante da grandiosidade deles. Mas esse é o papel da arte. Cada vez mais tenho interesse por nossas origens — argumenta Giullia, que teve aulas para manusear arco e flecha.

A personagem é uma das muitas mulheres que ajudaram a construir a história do Brasil. Acreditando ser dona do próprio destino, Jacira pediu Piatã em casamento. Antes, porém, eles brigaram muitas vezes e chegaram a terminar. Nas palavras da atriz, a indiazinha é a cara do empoderamento feminino: 

— Ela é revolucionária. Não que ela queira ser e faça força para isso. Apenas é. Se eu posso, por que não vou fazer? Falo por mim também. Mas cada uma sabe o que é melhor pra si.

Jacira e Piatã se casam em “Novo mundo” Foto: Mauricio Fidalgo / Mauricio Fidalgo/Rde Globo/Divulgação