Entretenimento

Filme "The Square" leva a Palma de Ouro no Festival de Cannes

Filme é dirigido pelo sueco Ruben Östlund; Joaquin Phoenix levou prêmio de melhor ator, e Diane Kruger de melhor atriz no festival

Por G1 28/05/2017 17h23
Filme 'The Square' leva a Palma de Ouro no Festival de Cannes
Reprodução - Foto: Assessoria

O filme “The Square”, dirigido pelo sueco Ruben Östlund, ganhou a Palma de Ouro na 70º Festival de Cannes. O anúncio do vencedor foi feito neste domingo (28) pelo diretor Pedro Almodóvar e pela atriz Juliette Binoche.

Pela primeira vez na competição, o diretor faz no filme uma crítica satírica da burguesia ocidental e do mundo da arte contemporâneo, por meio da história de um diretor de um museu. O filme é estrelado Dominic West e Elizabeth Moss.

Além das premiações tradicionais, a 70ª de Cannes atribuiu um prêmio especial à atriz Nicole Kidman.

Veja os vencedores nas demais categorias:

Melhor ator

O ator norte-americano Joaquin Phoenix ganhou neste domingo (28) o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes, por sua atuação no filme "You Were Never Really Here”, da diretora Lynne Ramsay.

O ator de 42 anos impressiona como um veterano do Vietnã neste thriller psicológico. O personagem traumatizado e violento tem que resgatar uma adolescente de uma rede de prostituição.

Melhor atriz

Diane Kruger levou o prêmio de melhor atriz, por seu papel na produção alemã “In the Fade”, do diretor Fatih Akin. No filme, a atriz alemã encarna uma mãe de família que busca vingança pela morte de seu marido e filho em um atentado cometido por neonazistas.

Melhor Diretor

Sofia Coppola venceu o prêmio pela direção de “The Beguiled” ("O Estranho que Nós Amamos").

A produção é uma adaptação do romance de Thomas Cullinan que já foi levada aos cinemas em 1971 por Don Siegel, com Clint Eastwood como protagonista.

Grande Prêmio

O Grande Prêmio do festival este ano foi para o filme "120 battements par minute", do diretor francês Robin Campillo, uma crônica dos anos da epidemia de Aids em Paris.

Prêmio do Júri

O russo Andrei Zviaguintsev, de 53 anos, recebeu o prêmio por "Loveless", um retrato áspero sobre uma sociedade russa brutal e desumanizada.

É o terceiro prêmio em Cannes para Zviaguintsev. Desta vez, ele conta a história de um casal moscovita que se separa para refazer a vida cada um ao seu lado.