Entretenimento

Saiba mais sobre o melasma, doença de pele que afetou Cleo Pires

Atriz usou suas redes sociais, nesta semana, para falar sobre problema

Por R7 23/05/2017 01h17
Saiba mais sobre o melasma, doença de pele que afetou Cleo Pires
Reprodução - Foto: Assessoria

Cleo Pires usou seu perfil no Instagram para publicar, nesta semana, um desabafo sobre a época em que enfrentou um melasma. A atriz compartilhou uma imagem em que aparecia sem maquiagem e, na legenda, relembrou o diagnóstico. 

— Lembro quando descobri que tinha melasma, foi difícil pra mim. Uma menina que mal usava maquiagem e que gostava da praticidade em tudo. Mas aprendi mta coisa bacana e os cuidados que tive de implementar no meu dia a dia tornaram meus hábitos e minha pele muito mais saudáveis.

Mas você sabe o que é, exatamente, essa doença?

A dermatologista Caterine Padoveze explica que o melasma é um distúrbio pigmentar da pele, que acontece principalmente no rosto, mas que pode ocorrer em outros segmentos do corpo. Segundo ela, é uma doença crônica que exige prevenção e tratamento contínuos.

— Há casos, no entanto, em que o melasma desaparece após controle adequado — completa a médica.

A especialista afirma que diversos fatores contribuem para o surgimento do melasma, como exposição ao sol, alterações hormonais causadas por gravidez, uso de anticoncepcional etc., e até mesmo por procedimentos como bronzeamento artificial. Por isso, ela alerta para cuidados que devem ser tomados.

— Evitar se expor muito ao sol e usar filtro solar são duas formas de proteção, principalmente para gestantes.

No entanto, quem for diagnosticado com melasma não precisa se desesperar. De acordo com a dra. Caterine, há diversas formas de tratar a doença, mas que dependem da dedicação do paciente no combate a ela.

— Os tratamente geralmente são realizados com ácidos, clareadores, peelings químicos e lasers específicos. Existem inúmeras formas de tratar o melasma, mas o sucesso depende do acompanhamento dermatológico regular e da conscientização do paciente nos fatores de prevenção.