Entretenimento

Desaparecimento do filho de Sandra Bréa há 16 anos intriga família

Por Globo 12/05/2017 11h03
Desaparecimento do filho de Sandra Bréa há 16 anos intriga família
Reprodução - Foto: Assessoria

Com o desaparecimento do filho, a história de Sandra Bréa também ficou à deriva. O diário com manuscritos da atriz, em seu exílio voluntário durante os anos em que conviveu com a Aids, também não tem paradeiro. Alexandre Bréa Brito, que ficou com o acervo da mãe, sumiu há 16 anos, justamente um ano após a morte de Sandra. E o fato tem contornos dignos de um filme de suspense.

Concunhado sumiu no mesmo dia

Joseane Carneiro, mãe de dois dos três netos de Sandra, se lembra do dia em que viu Alexandre pela última vez. Os dois não eram mais casados, mas ele tinha ido à casa dela para visitar as crianças. Coisa rara, já que aparecia de vez em quando.

“Na época, meu ex-cunhado estava desempregado e o Alexandre ofereceu a ele um emprego de motorista particular para ele próprio, já que não sabia dirigir. Eu não sabia com que trabalhava, mas a Justiça tinha liberado alguma parte da herança para ele viver enquanto o processo de inventário não saía”, conta: “Os dois saíram daqui de casa, ele e meu ex-cunhado, e nunca mais foram vistos”.

A costureira de 35 anos conta que os filhos, uma moça, de 21 anos, e um rapaz, de 18, sofreram e sofrem sem saber o que aconteceu ao pai. Foi da filha mais velha, inclusive, a iniciativa de lutar na Justiça pelos bens da avó. O problema é que ninguém sabe ao certo a que tem direito justamente por não ter notícias de Alexandre. “Foi muito difícil criá-los sem o pai por perto. Minha filha teve acompanhamento psicológico para lidar com o trauma. Ela era louca pelo Alexandre e de repente não o viu mais”, conta Joseane: “Quando fez 18 anos, decidiu correr atrás dos direitos dela e do irmão. Eu apoiei”.

Ex acredita em morte

Ainda que não saiba os direitos que tem, a família segue com o processo de inventário na Justiça. Até janeiro deste ano, porém, ninguém tinha feito um registro policial do desaparecimento de Alexandre. “Eu não estava mais com ele, ele já tinha outra filha, outra mulher. Quando cheguei na delegacia soube que há 16 anos os documentos dele não são utilizados ou apareceram abandonados em algum lugar. Também não há registro do corpo”, descreve a ex, que precisou do registro para que os filhos prosseguissem com o inventário da avó.

Para Joseane, Alexandre está morto. “É muito estranho que alguém fique tanto tempo sem procurar ninguém”, avalia. Segundo a costureira, Alexandre não bebia ou se drogava. Na história do ex, no entanto, apenas certa tristeza por ter sido preterido pela mãe famosa: “Dava para ver que era ela que evitava contato com ele”.

 

Alexandre Bréa Brito: desaparecido há 16 anos Foto: reprodução/instagram

 

Camareira criou Alexandre

A ex de Alexandre conta que falou com sandra algumas vezes por telefone. “Quando ela soube que eu estava grávida, aos 14 anos, me ligou e se mostrou interessada em ajudar. Falamos umas cinco vezes, mas logo depois ela morreu”, recorda: “Ela não foi uma mãe muito presente para o Alexandre. Cheguei a conversar com a mãe dele, a que criou, que era uma camareira da Sandra. Ela disse que tinha cuidado do Alexandre porque Sandra pediu. Dizia que estava no auge da carreira e não teria condições de levar uma criança com ela para tantas viagens. Mas nunca vi Alexandre falar mal da Sandra”.

Quando Sandra Bréa morreu, Alexandre chamou Joseane para acompanhá-lo ao enterro apesar de já estar casado com outra mulher. Na época, o rapaz tinha como missão cumprir um último desejo da mãe: abriri uma fundação com todo seu acervo. O que jamais aconteceu.