Entretenimento

Fragmentado, novo filme do criador de "O Sexto Sentido", vai te deixar chocado no cinema

M. Night Shyamalan faz um de seus projetos mais complexos e surpreende outra vez

Por R7 24/03/2017 00h58
Fragmentado, novo filme do criador de 'O Sexto Sentido', vai te deixar chocado no cinema
Reprodução - Foto: Assessoria

Foi com o excepcional O Sexto Sentido que o diretor M. Night Shyamalan fez fama no mundo inteiro. O filme foi instantaneamente colocado em diversas listas de melhores suspenses já feitos. Merecidamente.

Ao longo de sua carreira, ele comandou outros filmes incríveis como Corpo Fechado, A Vila e Sinais, mas amargou críticas duras a trabalhos como Fim dos Tempos, O Último Mestre do Ar e Depois da Terra.

Em 2015, ele brilhou com o ótimo A Visita, mas é agora, com Fragmentado, que ele volta de vez a mostrar o tamanho de seu talento.

O novo projeto de Shyamalan chega aos cinemas nesta quinta-feira (23) e apresenta uma trama complexa. Kevin é um homem que sofre de Transtorno Dissociativo de Personalidade, tendo 23 personalidades diferentes. Ele sequestra três jovens em um estacionamento, fazendo delas reféns em um cativeiro sombrio. A história vai se desenvolvendo de maneira tensa e te deixando nervoso.

O R7 entrevistou o diretor M. Night Shyamalan e você verá o vídeo em breve! Durante a conversa, ele comentou o fato de que este é um filme com vários outros filmes dentro de sua história.

— Fragmentado se expande. Você pensa: "Opa, não é esse tipo de filme! Não é aquele tipo de filme! É este tipo de filme!" e assim vai.

O que poderia ser um problema com a não definição do gênero principal do longa, confundindo o público, na verdade é um grande trunfo. E não é como se o filme se transformasse por uma falta de organização. É o contrário: os movimentos de Shyamalan são muito bem calculados.

A cada novo acontecimento, somos realmente surpreendidos. As expectativas vão mudando e isso torna as coisas mais dinâmicas, te deixando ainda mais curioso para entender tudo aquilo.

Em seu núcleo central, Fragmentado é um suspende psicológico. Dos bons! Entrar em contato com o distúrbio de Kevin, conhecer algumas de suas personalidades e ver como aquelas três meninas tentam sobreviver é extremamente angustiante

Viradas na trama

Shyamalan é um cineasta que ficou famoso por seus "plot twists", expressão que quer dizer "viradas na trama", aqueles momentos de grande impacto, com revelações bombásticas. E Fragmentado leva essa ideia a um novo patamar. Se você conhece a filmografia dele, prepare-se para um dos momentos mais chocantes de todos os seus longas. 

Não vale comentar a cena em questão, afinal estragaria o poderoso efeito dela no público, mas dá para dizer que é sensacional.

E Shyamalan vai também espalhando pistas, como sempre faz, só que de uma maneira tão inteligente que quando as revelações acontecem, você para e reflete: "Como é que eu não tinha visto/pensado isso?"

O talento de James McAvoy

É impressionante pensar que Shyamalan dirigiu, escreveu e produziu o filme. Toda a sua criatividade se faz presente ao longo da projeção e ganha ainda mais força com a atuação de James McAvoy.

O ator, famoso como o jovem Professor Charles Xavier, nos filmes dos X-Men, e o atirador Wesley, de O Procurado, dá um show em cena. Ao encarnar as várias personalidades de Kevin.