Entretenimento

Aluno da Ufal estreia espetáculo de dança no Sesc Centro

Jessé Batista já é formado pela Escola Técnica de Artes e assina concepção, direção, pesquisa e dança

Por Ascom / Ufal 13/03/2017 13h24
Aluno da Ufal estreia espetáculo de dança no Sesc Centro
Reprodução - Foto: Assessoria

Onde me localizo? Quais as minhas ideologias? Como percebo o centro e a periferia da cidade? A partir desses questionamentos, Jessé Batista criou Realidade Apropriada Libera Evidência, um espetáculo solo de dança que estará em cartaz na Galeria de Arte do Sesc Centro, em Maceió, nos dias 13, 14 e 15 desse mês, às 19h30. Jessé é aluno do 6º ano do curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas.

Jessé já é formado em dança pela Escola Técnica de Artes da Ufal e, graças a sua entrada na instituição, saiu da esfera de competidor para ser intérprete e criador. “Minha entrada na Ufal mudou minha concepção do que é a dança. Eu comecei a trabalhar com dança desde 2003, mas sempre voltado para competições, já que meu primeiro contato com a arte/dança foi no movimento Hip Hop e nas danças de rua, especificamente a dança Breaking. Só que, agora, minha relação está mais concentrada na criação e na concepção do espetáculo em si”, comentou.

Além de intérprete criador, dançarino e professor de dança, Jessé amplia sua atuação ao assinar a criação, a direção, a coreografia e a pesquisa desse espetáculo, resultado de outro trabalho solo de sua autoria: Encenações Urbanas em 2016. “É uma pesquisa de dança que se iniciou com encenações urbanas, a partir de questionamentos sobre o movimento Hip-Hop e suas questões políticas e sociais”, contou.

Jessé começou suas pesquisas observando os movimentos que surgiam, há mais de 15 anos, na terra natal, União dos Palmares-AL. “Desde sempre, havia uma necessidade de deslocamento de jovens da periferia para o centro da cidade para praticar a dança Breaking, em praças localizadas na região central”, disse.

Sua trajetória

Seu trabalho de pesquisa com solo em dança contemporânea teve início em 2015, mas a profissionalização como artista foi a partir de 2008, com a criação do grupo QuilomBrothers e com a participação em grandes festivais como: Quando as ruas chamam, em Brasília; Master Crews, em São Paulo; Battle of the year, em Campinas; Batalha final, em São Paulo.

Em sua trajetória, Jessé contabiliza várias viagens com o grupo QuilomBrothers, participando de festivais como jurado e competidor em alguns estados, tanto no interior quanto nas capitais – Campina Grande, Campinas, Sapiranga, Porto Alegre, Caruaru, Bahia, Distrito Federal, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Também participou de projetos como Nuvens Enraizadas, com a Cia dos Pés, que foi contemplado com o prêmio Funarte Artes na Rua, em 2014, ano que entrou na licenciatura da Ufal; colaborou em pesquisas e processos coreográficos com o Laboratório de Movimento, um grupo de extensão da Escola Técnica de Artes, entre 2014 e 2016.

Ficha Técnica do espetáculo

Criação, direção, pesquisa e dança: Jessé Batista

Assistência de direção e produção: Sara Lessa

Artistas colaboradores: Marcos Mattos, Valéria Nunes

Figurino: Jessé Batista

Fotografia e Designer gráfico: Nivaldo Vasconcelos

Apoiadores: Sesc Alagoas e Universidade Federal de Alagoas

Duração: 40 minutos

SERVIÇO:

O quê: Realidade Apropriada Libera Evidência

Quando: 13, 14, 15 de março, às 19h30

Onde: Galeria de Arte do Sesc Centro, em Maceió, 1º andar

Entrada: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)

Informações: www.jessebatista.com.

(Imagem: Divulgação)