Ciência e Tecnologia

Após uma leve queda, número de smartphones vendidos no mundo volta a crescer

Número chegou a 373,1 milhões de smartphones em todo o planeta, entre julho e setembro deste ano

Por Lucas Carvalho com Olhar Digital 03/11/2017 09h55
Após uma leve queda, número de smartphones vendidos no mundo volta a crescer
Reprodução - Foto: Assessoria

O número total de smartphones vendidos no mundo voltou a crescer no terceiro trimestre deste ano, após uma leve queda na comparação ano-a-ano no segundo trimestre. Os dados são fruto de um levantamento do instituto de pesquisas IDC divulgado nesta sexta-feira, 3.

No período entre julho e setembro deste ano, foram vendidos 373,1 milhões de smartphones em todo o planeta. Em comparação com a mesma época do ano passado, o crescimento foi de 2,7%. A empresa que mais vendeu celulares no terceiro trimestre de 2017 foi a Samsung, mais uma vez.

Sozinha, a coreana vendeu 83,3 milhões de smartphones entre julho e setembro. A Apple, que permanece na segunda posição do ranking, vendeu pouco mais do que a metade deste número: 46,7 milhões. Em comparação com o ano passado, a Samsung viu um crescimento de quase 10% nas suas vendas.

Entre as cinco empresas que mais venderam smartphones no terceiro trimestre, segundo a IDC, a Apple é a única marca ocidental e também a que menos cresceu. A partir da terceira posição, o ranking é dominado por marcas chinesas sem atuação no Brasil: Huawei, Oppo e Xiaomi, respectivamente em terceiro, quarto e quinto lugares.

Esta última, a Xiaomi, vendeu 27,6 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2017, o que representa um crescimento de 102% em comparação com o ano passado. As outras duas chinesas do ranking, Huawei e Oppo, também cresceram mais do que Apple e Samsung: a Huawei cresceu 16% e a Oppo, 19%.

Apesar disso tudo, o mercado global continua sendo dominado por Samsung e Apple. Juntas, elas são responsáveis por 34% do número total de smartphones vendidos no mundo. A liderança das duas tem sido inabalável em todos os trimestres de 2017 até agora.