Entretenimento

Imprensa Oficial Graciliano Ramos e Edufal lançam Indicador Geral do Estado de AL

Obra publicada originalmente em 1902, sob a organização do célebre historiador Craveiro Costa, é referência

Por Assessoria / Imprensa Oficial 26/01/2017 14h15
Imprensa Oficial Graciliano Ramos e Edufal lançam Indicador Geral do Estado de AL
Reprodução - Foto: Assessoria

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) estão lançando o livro Indicador Geral do Estado de Alagoas, publicado originalmente em 1902, sob a organização do célebre jornalista e historiador Craveiro Costa. A obra é uma referência para os estudiosos da formação socioeconômica do estado.

O evento será realizado no dia 1º de fevereiro, às 8h, no auditório Viventes das Alagoas – sede da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Na ocasião, será realizada uma palestra com o economista Cícero Péricles de Carvalho.

Durante a cerimônia também serão lançados quatro títulos inéditos de jovens escritores alagoanos contemplados em edital da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, além da mais recente edição da revista Graciliano, cujo número resultou num dossiê histórico sobre o período da escravidão no estado.

Sobre as publicações

O Indicador Geral do Estado de Alagoas, que estava fora de catálogo há décadas, é uma relíquia reeditada, em versão fac-símile, graças à parceria firmada entre Imprensa Oficial Graciliano Ramos com a Edufal.  Na opinião do antropólogo Bruno César Cavalcanti, o resgate da obra é um “marco editorial louvável”.

Da capa assinada por Rosalvo Ribeiro ao conteúdo editorial organizado por Craveiro Costa e Torquato Cabral, o livro é uma espécie de enciclopédia com informações preciosas e minuciosas sobre os mais diversos aspectos da nossa terra. Artigos, estudos, dados, estatísticas, mapas, gravuras e até uma compilação de anúncios publicitários foram reunidos para traçar o painel de uma época.

Vale ressaltar que o lançamento do Indicador Geral do Estado de Alagoas é uma iniciativa que faz parte da programação oficial do Governo do Estado para comemorar os 200 Anos da Emancipação Política de Alagoas.

Os quatro livros inéditos de autores alagoanos, selecionados por edital de obras literárias, reúnem contos, crônica e poesia. São eles: Contos Periféricos, de Ari Denisson; Malu e a Bagaceira, de Mateus Magalhães; Minha Fúria e Outros Demônios, de Guilherme de Miranda Ramos; e Composição para Além-Vértebras, de Magno Almeida.

Já a edição número 28 da revista Graciliano, cujo tema é Alagoas, Nação Zumbi, traz reportagens, artigos e entrevistas que informam e aprofundam sobre a trajetória de Zumbi e o Quilombo dos Palmares, mostrando como Alagoas protagonizou momentos emblemáticos da escravidão no Brasil. Em quase 100 páginas, a publicação se tornou um documento essencial para compreendermos melhor a tragédia social do racismo no país.

Serviço:

Lançamento do livro Indicador Geral do Estado de Alagoas

Data: 1°/02/17, às 8h.

Local: Auditório Viventes das Alagoas, na sede  da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Endereço: Av. Durval de Góes Monteiro, s/n - Anexo B, Maceió – AL.

Evento gratuito e aberto ao público.

Durante a cerimônia será servido café-da-manhã para os convidados e para imprensa.