Entretenimento

4 de dezembro de 2016 12:18

Desenvolvimento Econômico e Turismo prestigia Circuito Penedo de Cinema

Evento fomenta a produção cultural de Alagoas e estimula o turismo de eventos na região

Fomentar a produção cultural de Alagoas e estimular o turismo de eventos na região são os principais objetivos do Circuito Penedo de Cinema, que reuniu, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, filmes independentes, mostras competitivas, shows musicais e o mais saudoso e aguardado Festival de Cinema de Penedo.

O retorno do tradicional festival, que teve sua última edição realizada em 1982, foi um compromisso assumido pelo governador Renan Filho, em novembro do ano passado, durante a última edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, prestigiou a solenidade de encerramento do evento, realizada no sábado, e destacou a importância da participação do público, o fomento à produção audiovisual em Alagoas e o estímulo ao turismo cultural e de eventos.

“Este momento marca, finalmente, a volta de um dos principais eventos do calendário da população de Penedo e de Alagoas, como um todo, que também se desloca para prestigiar o Festival e se sente representada com as produções audiovisuais, além de receber grandes nomes do cinema brasileiro. O evento representa o compromisso do Governo do Estado em movimentar a cena cultural da cidade e, consequentemente, o segmento do Turismo, gerando emprego e renda para as famílias ribeirinhas”, ressaltou Lima.

O Circuito

Além do Festival Brasileiro de Cinema, o Circuito englobou outros três eventos que ocorreram simultaneamente durante a semana: o 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, a 3ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e o 6º Encontro de Cinema Alagoano.

Como destaque da programação, o evento contou com a participação especial da atriz Alice Braga, exibindo o o longa Entre Idas e Vindas e participando de um bate-papo com o público.

A cerimônia de premiação elegeu os melhores filmes das Mostras Competitivas, eleitos pelo júri oficial e popular. Os vencedores levaram para casa o troféu Canoa de Tolda e prêmio em dinheiro.

O evento é realizado em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Prefeitura de Penedo, Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECiPS) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

MAIS NO TH