Entretenimento

Bob Dylan diz que vai pra cerimônia do Nobel "se for possível"

Ele pretende ir à premiação e diz que é "difícil de acreditar" na vitória

Por G1 28/10/2016 18h07
Bob Dylan diz que vai pra cerimônia do Nobel 'se for possível'
Reprodução - Foto: Assessoria

Bob Dylan falou pela primeira vez sobre ter ganhado o Nobel de Literatura, em entrevista ao jornal britânico "The Telegraph", publicada nesta sexta-feira (28). Ao ser questionado se pretende ir à cerimônia de premiação, ele disse: "Absolutamente. Se for possível". O prêmio foi anunciado há duas semanas, e o cantor chegou a ser criticado pelo silêncio.

O compositor disse ao jornal que, ao saber que tinha ganhado, achou "surpreendente, incrível. Quem sonharia com uma coisa dessas?". "É difícil de acreditar", afirmou Bob Dylan.

O "Telegraph" questiona o artista por ele não ter respondido, segundo a Academia Sueca, às ligações de congratulação. Ele não explica a falta de resposta e afirma apenas: "Bem, eu estou aqui".

Ao ser questionado se concorda com a afirmação da Academia Sueca de que suas canções estão no patamar da alta literatura, ele diz com "hesitação", segundo a reportagem: "Acho que sim, de certa maneira. Algumas de minhas músicas - 'Blind Willie', 'The Ballad of Hollis Brown', 'Joey', 'A Hard Rain', 'Hurricane' e outras – têm um valor homérico [em referência ao poeta grego Homero, citado pela Academia ao justificar a premiação].”

Bob Dylan afirma que não pode explicar suas letras: "Eu deixo outras pessoas decidirem o que são elas. Os acadêmicos precisam saber. Eu não sou qualificado para isso. Não tenho uma opinião", diz.

Nobel

Bob Dylan, de 75 anos, foi anunciado no dia 13 de outubro como o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2016. A escolha foi divulgada em um evento em Estocolmo, na Suécia. Além do título, Dylan, que é considerado um dos maiores nomes da música do século XX, receberá 8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,9 milhões).

A opção por um músico – e não por um escritor de ofício – soa incomum, mas o nome do Dylan vinha sendo cotado havia muitos anos. Também poeta e com diversos livros lançados (veja lista abaixo), o artista é aclamado sobretudo pelo lirismo de suas letras. Desta vez, no entanto, ele não estava entre os favoritos nas casas de apostas.

Reconhecendo que o Nobel de literatura de 2016 pode parecer surpreendente, a secretária-geral da Academia Sueca, Sara Danius, declarou que Dylan foi escolhido "por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana".

A academia citou ainda que "Dylan tem o status de um ícone" e que "sua influência na música contemporânea é profunda". "Ele é provavelmente o maior poeta vivo", declarou Per Wastberg, membro da instituição.

A nota biográfica do prêmio afirma que "Dylan gravou um grande número de álbuns que giram em torno de temas como a condição humana, religião, política e amor". Dentre os clássicos compostos por ele, estão "Blowin' in the wind", "Subterranean homesick blues", "Mr. tambourine man" e "Like a rolling stone".