Entretenimento

Conselho Regional de Nutricionistas pede investigação contra Mayra Cardi

Ex-BBB é acusada de enganar clientes ao vender kits de emagrecimento na internet

Por R7 25/10/2016 20h40
Conselho Regional de Nutricionistas pede investigação contra Mayra Cardi
Reprodução - Foto: Assessoria

Mayra Cardi está na mira do Conselho Reginal de Nutricionistas. Após polêmicas envolvendo seu programa de emagrecimento, o órgão entrou com uma representação junto ao Ministério Público do Estado (MPE) para averiguar as denúncias contra a ex-BBB.

"A medida pode motivar a instauração de inquérito e, posteriormente, uma ação judicial contra ela", diz em nota o Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região RJ/ES ao jornal Extra.

O documento ainda reafirma que ela não é nutricionista e não pode exercer a profissão.

"O Conselho argumenta que Mayra Cardi não tem habilitação de nutricionista e inscrição no CRN, logo não poderia prescrever dieta nem plano alimentar. A iniciativa tem o objetivo de evitar que a população busque atendimento com pessoas leigas."

Em entrevista ao jornal Extra, Mayra Cardi se diz surpresa com a postura do Conselho. Segundo a ex-BBB, ela tentou contato com o órgão diversas vezes.

"Muito me admira o Conselho responder ao jornal, pois eu mandei muitos e-mails para eles há dois anos, em cima das dúvidas que me foram enviadas por eles e respondidas por mim com perguntas e eles nunca me responderam. E, olha, que cobrei muitas vezes. Não foram poucas, oito para ser mais exata, e a resposta foi “ainda não temos resposta e estamos analisando”. Dois anos para responder um e-mail e de repente vem falar aqui com a maior facilidade?”

À publicação, Mayra Cardi disse ainda que não precisa de autorização do Conselho Regional de Nutricionistas para atuar.

"A verdade é que eu não preciso da aprovação e eles sabem disso. Precisa da aprovação do Conselho Federal de Nutrição quem é Nutricionista formado no Brasil. Caso eu fosse, jamais poderia atuar online, pois o Conselho de Nutrição não permite e, aí sim, eu estaria cometendo um erro. Eu sou coach, assim como vendo em meu site e como é descrito em minhas redes sociais, assim como os demais coachs que atuam no meu programa. Assim como é a Bella Falconi e o famoso Coach Bueno, muito bom por sinal. Por que nem eu nem o Bueno nem absolutamente nenhum outro coach precisamos do Conselho de Nutrição do Brasil? Porque temos outra profissão. Somos coachs formados em Nutrição Esportiva, entre outras.

Entenda o caso:

O projeto "Mayra Seca Você" foi desenvolvido com o objetivo de ser personalizado para cada biotipo de cliente. Mas quem adquiriu o programa de dieta e malhação, tem denunciado que não é bem isso que eles receberam.

Em entrevista ao jornal Extra, Michele de Simone, de 31 anos, conta que quando os clientes da ex-BBB passaram a se comunicar, perceberam que os cardápios consumidos entre eles eram idênticos.

“Ela passava a mesma dieta para quem tinha 70kg e para quem tinha mais de 100kg. Achamos aquilo estranho e questionamos. Muita gente pediu o dinheiro de volta”, comentou a advogada tributarista Daniela Alves, que mora hoje em Portugal, e foi ouvida pela publicação.

Ela ainda fraturou o cóccix ao praticar um dos exercícios indicados por Mayra. “Ela dizia que a gente precisava sentir dor para que o resultado aparecesse”, recorda.

Além de tudo isso, no Snapchat, Mayra teria se descontrolado e chamado uma cliente que estava comendo coxinha de "vaca". Formada em cursos técnicos de nutrição e nutrição esportiva nos Estados Unidos, Mayra hoje é coach e criadora do "Mayra Seca Você", com mais de 152 mil seguidores nas redes sociais.

Mas segundo Paulo Gentil, Doutor em Ciências da Saúde, graduado em Educação Física e autor de livros sobre emagrecimento e hipertrofia, ela não está credenciada a orientar ninguém.

A ex-BBB, no entanto, se defende, e diz que o programa dá resultados positivos e teria como provar isso.

“O certificado que eu possuo me permite atuar no mundo inteiro de onde eu estiver, inclusive no Brasil. Nunca chegou até nós do programa qualquer reclamação ou e-mail relatando isso. Falar é muito fácil. Vai chegar um determinado momento que terão que provar o que dizem. Estou muito tranquila, porque sei exatamente o que estou fazendo”, explicou.