Entretenimento

Cantor Bob Dylan é o grande vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2016

Anúncio foi feito pelos organizadores nesta quinta-feira, 13, no salão da Bolsa da cidade de Estocolmo, capital sueca.

Por Ego 13/10/2016 13h34
Cantor Bob Dylan é o grande vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2016
Reprodução - Foto: Assessoria

Bob Dylan, de 75 anos, foi anunciado como o grande vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2016 nesta quinta-feira, 13. A informação foi divulgada pela porta-voz da Academia Sueca, Sara Danius, às 8h - horário de Brasília - no salão da Bolsa da cidade de Estocolmo. Segundo anúncio lido por Sara, o cantor e compositor foi aclamado "por criar uma nova expressão poética na tradicional canção americana".

Além do título e do prestígio, Bod Dylan vai receber 8 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$2,9 milhões. O artista é o primeiro americano a ganhar o prêmio desde 1993, quando Toni Morrison levou o título. O Nobel de Literatura também já premiou nomes como o escritor e jornalista peruano Mario Vargas Llosa.

Natural do estado de Minessota, nos Estados Unidos, Dylan compôs músicas como "Blowin' in the wind" e "Like a rolling stone". Além de compositor, ele tem uma carreira que já dura 50 anos e, também, mais de trinta livros publicados.

Bob Dylan durante show no Hop Festival em Paddock Wood, na Inglaterra, em junho de 2012 (Foto: Ki Price/Reuters/Arquivo)