Educação

Metodologia de escola pública bilíngue de Alagoas chega a Pernambuco

Por Assessoria 21/08/2026 11h00
Metodologia de escola pública bilíngue de Alagoas chega a Pernambuco
Estudo de pesquisadora da FGV sobre a experiência de Pilar foi apresentado durante a Bett Nordeste, em Recife; metodologia será implantada em Canhotinho - Foto: Assessoria

A metodologia que possibilitou a alunos de 9 anos alcançar fluência em inglês na primeira escola pública bilíngue do Norte e Nordeste, localizada em Pilar, em Alagoas, chega a Pernambuco. A rede municipal de ensino de Canhotinho, no Agreste pernambucano, vai implantar o método, que beneficiará 385 estudantes. Os resultados de um estudo liderado por pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV) sobre a experiência foram apresentados nessa quinta-feira (20), durante a Jornada Bett Nordeste, no Recife Expo Center.

Em maio, um vídeo que mostra a estudante Maria Júlia conversando em inglês viralizou nas redes sociais e alcançou quase 5 milhões de visualizações, além de ser compartilhado por perfis de informação de alcance nacional. A desenvoltura da aluna transformou-a em símbolo de um projeto educacional pioneiro no Brasil e ampliou o debate sobre a qualidade do ensino bilíngue na rede pública. O caso também chamou a atenção da pesquisadora Gabriela Lotta, da FGV, que acaba de lançar um livro com os resultados do estudo.

Nesse contexto, a Jornada Bett Nordeste, programação regional que integra o maior evento de inovação e tecnologia para a educação da América Latina, recebeu nessa quinta-feira (20), no Recife, o pesquisador Cristiano Alcântara, um dos responsáveis pelo estudo. Pós-doutorando na Escola de Administração Pública da FGV, ele conduziu a palestra “Quando a Evidência Encontra a Política Pública: o caso da Escola Pública Bilíngue de Pilar (AL)”.

A metodologia adotada em Pilar é a Systemic Bilingual, desenvolvida há 25 anos e presente em mais de 150 escolas privadas do país. Após os resultados obtidos na primeira instituição pública, o modelo também foi implantado em União dos Palmares, Cajueiro, Paripueira e São Miguel dos Campos. Em Maceió, a proposta está presente no Parque Biblioteca e no Programa Gigantinhos.

“Conseguimos perceber como a educação bilíngue na escola em tempo integral transformou a realidade das crianças, tanto no aprendizado de uma nova língua, o inglês, quanto no desenvolvimento de outras habilidades importantes para a aprendizagem das demais disciplinas. O que nos chamou a atenção foi a capacidade de a metodologia se adequar à realidade do município, aspecto fundamental para uma política pública efetiva”, afirmou Cristiano.

Canhotinho (PE) adota metodologia

Além da palestra, a Systemic Bilingual manteve um estande na área de exposição durante todo o evento. Para a fundadora e CEO, Vanessa Tenório, a participação na Bett Nordeste integra uma etapa importante de expansão da metodologia.

“É uma programação de grande relevância para o Nordeste, e estar aqui representa uma oportunidade de apresentar nossos cases e, principalmente, mostrar que é possível alcançar resultados de impacto na rede pública. Nossa presença no evento coincide com a chegada desse trabalho a Pernambuco”, afirmou.

Canhotinho é o primeiro município pernambucano a aderir à Systemic Bilingual. Na rede municipal, 385 alunos, da educação infantil aos anos finais do ensino fundamental, terão acesso ao método. A prefeita Sandra Paes afirmou que os resultados obtidos em Alagoas despertaram o interesse do município em alcançar impactos semelhantes.

“Conhecemos o método durante a Bett Brasil e ficamos encantados. Estamos levando a proposta para Canhotinho por acreditar em um futuro de transformação para nossas crianças. A língua inglesa amplia horizontes e, com certeza, fará a diferença na vida dos estudantes e das famílias”, destacou a gestora.

Case Pilar

Implantado há três anos na rede municipal de Pilar, o programa atende 250 alunos em tempo integral. Os estudantes têm 15 horas semanais de aulas em inglês. Em um turno, cursam as disciplinas da grade tradicional; no outro, aprendem os mesmos conteúdos em inglês.

Desde 2025, a Escola Bilíngue de Pilar recebeu a visita de gestores e coordenadores pedagógicos de 130 municípios de todas as regiões do Brasil, interessados em conhecer a experiência e os resultados alcançados pela iniciativa.