Educação
Seduc discute combate à violência contra crianças e adolescentes com formação na rede estadual
Órgão promoveu discussão entre psicólogos e assistentes sociais no âmbito da campanha Maio Laranja
Com a proposta de transformar a conscientização em prática contínua, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nesta segunda-feira (4), uma formação voltada para psicólogos e assistentes sociais que atuam nas escolas no âmbito da campanha Maio Laranja.
A iniciativa integra o programa “Todo Dia é 18 de Maio”, que busca ampliar o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, levando o debate para além do chamado “Dia D”.
A formação aconteceu em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e com a Rede de Atenção às Violências (RAV), fortalecendo uma atuação conjunta entre diferentes órgãos.
A proposta central é clara: fazer com que o enfrentamento à violência não seja lembrado apenas no 18 de maio, data nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, mas que esteja presente no cotidiano escolar durante todo o ano.
Ao investir na formação continuada dos profissionais da educação, a Seduc amplia a capacidade de identificação, acolhimento e encaminhamento de casos, criando uma rede de proteção mais eficaz. Psicólogos e assistentes sociais têm papel essencial nesse processo, atuando diretamente no suporte aos estudantes e na articulação com outros serviços.
De acordo com Clara Morgana, gerente da Gerência Especial de Acompanhamento e Assistência aos Colegiados das Unidades de Ensino (Geace), o encontro foi pensado como um espaço de fortalecimento das equipes que atuam diretamente no ambiente escolar.
“É uma formação que fortalece o posicionamento da Seduc em construir escolas como ambientes seguros para nossas crianças e adolescentes”, destacou.
Mais lidas
-
1Investigação e drama familiar
Sacrifício de Sangue: suspense sueco da Netflix transforma policiais em presas
-
2Noite de Copas
Corinthians avança e Mirassol cai na Libertadores; Vasco e Santos passam e Botafogo dá adeus na Sula
-
3Agenda
Veja como foi a quinta-feira (20) dos candidatos a presidente
-
4Fatmagül’ün Suçu Ne?
Fatmagül: A Força do Amor chega à Netflix e conta a busca por justiça de quem mandaram calar
-
5Drama turco!
Vem por aí! Segunda temporada de 'Meu Nome é Farah' tem data de estreia na Netflix Brasil





