Educação

Escolas alagoanas devem responder à segunda etapa do Censo Escolar 2025 a partir do dia 19

Procedimento deve ser feito por escolas públicas e privadas do estado até 30 de março pelo Sistema Educacenso

Por Ana Paula Lins / Ascom Seduc 06/02/2026 09h37
Escolas alagoanas devem responder à segunda etapa do Censo Escolar 2025 a partir do dia 19
Dados do Censo são usados no cálculo do Ideb - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

A segunda etapa do Censo Escolar, a mais importante pesquisa estatística da Educação Básica brasileira, terá início no próximo dia 19. Escolas públicas e particulares de Alagoas e todo o Brasil têm até o dia 30 de março para responderem ao levantamento por meio do Sistema Educacenso (https://educacenso.inep.gov.br/educacenso/).

Nesta fase, devem ser informados dados sobre rendimento e movimentação escolar, ou seja, referentes à aprovação, reprovação, abandono, evasão e transferência de estudantes. Na primeira etapa, são declarados dados sobre a matrícula.

“As informações relativas à movimentação e rendimento são usadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, o qual combina as taxas de desempenho dos estudantes nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, o Saeb, e os dados de rendimento e movimentação escolar”, explica Altair Soares, gerente especial de Informações Estatísticas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e coordenador estadual do Censo em Alagoas.