Educação
Cerca de 1.500 alunos da Semed celebram Formatura Unificada do 9º ano
Alegria, orgulho e grandes expectativas para o futuro tomaram conta da Formatura Unificada do 9º ano da rede municipal de educação de Maceió, realizada nesta segunda-feira(15), na Fábrica de Eventos, no bairro do Jaraguá. Reunindo cerca de 1.500 estudantes de 18 escolas municipais, a cerimônia celebrou a conclusão do ensino fundamental em um momento inesquecível, marcado por emoção, sorrisos e muita festa.
Promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento contou com beca, capelo, trajes sociais elegantes, entrega simbólica de diplomas, sessões de fotos, discursos, canudos e música ao som de DJ.
A solenidade contou com a participação especial do prefeito de Maceió, JHC, e da primeira-dama, Marina Candia, do secretário Municipal de Educação, Luiz Rogério, e das Subsecretárias de Gestão Educacional e Pedagógica da Semed, Marina Toledo e Tânia Almeida, respectivamente, além de técnicos da Semed.
Sonhos
Para muitos, a cerimônia representou mais do que uma festa, considerando o encerramento de um ciclo desafiador e o início de novos sonhos. Quatro estudantes da escola municipal João Sampaio, Júlia Lemos, Isabelle Beatriz, Bianca Rodrigues, Maria Beatriz, desfrutaram da mesma alegria e sonhos. Júlia Lemos, de 14 anos, descreveu a emoção de concluir o ensino fundamental:
“É uma coisa muito incrível estar encerrando o fundamental. O que eu espero para o meu futuro é que tudo esteja brilhando, não só para mim, mas para todos os alunos que estão aqui presentes”.
Com a mesma alegria, Isabelle Beatriz, também de 14 anos, destacou o clima de celebração. Segundo ela, “está sendo muito divertido, muito alegre, muita folia. É uma animação muito grande estar aqui”.
Já Bianca Rodrigues, de 15 anos, disse se sentir realizada. “A festa está incrível, a formatura está incrível. Estou muito feliz e agradecida por estar encerrando o 9º ano”, contou.
Para o futuro, Bianca revelou o desejo de seguir a Psicologia. O mesmo sonho é compartilhado por Julie Lemos, enquanto Isabelle afirmou que pretende estudar Medicina. “Ainda não sei a área, mas quero muito seguir na medicina”, disse.
A estudante Maria Beatriz, de 15 anos, destacou a importância do momento de transição. “Estou muito feliz. Estou terminando mais uma etapa e começando uma nova jornada no ensino médio”, afirmou. Ela disse que pretende seguir o caminho do empreendedorismo.
Momento de coração
Para a gestão escolar, a formatura simboliza o reconhecimento de um trabalho coletivo. O diretor da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Francisco Nivaldo Ferreira dos Santos, explicou que o evento “vem para coroar todo o esforço de um ano inteiro”.
Segundo ele, 2025 foi um período de muitas exigências por conta das avaliações do Ideb. “Foram muitos sábados e finais de semana de estudo. Essa formatura representa a luta deles e o trabalho da escola. É um momento de coroação”, destacou, agradecendo ainda o apoio da Prefeitura de Maceió e da Semed na realização da cerimônia.
Entre os relatos mais emocionantes esteve o da estudante Klisiane Vitória, de 14 anos, também da Escola Zumbi dos Palmares. Ela contou que o ano foi difícil, mas recompensador. “Foi um ano muito puxado, a gente teve que focar bastante nos estudos. Estar aqui hoje é uma honra. Me sinto mais preparada para o ensino médio”, disse.
Klisiane revelou o sonho de cursar Medicina e ressaltou a importância da escola em sua formação. “Os professores e diretores ajudam muito. A escola é uma preparação muito boa para a gente”, afirmou.
Andreia Melo, professora da Escola João Sampaio, destacou a importância de iniciativas como a formatura para a valorização dos estudantes. Segundo ela, eventos como esse criam memórias marcantes na vida dos alunos e contribuem significativamente para a formação não apenas acadêmica, mas também humana. Para a professora, a escola exerce um papel fundamental nesse processo, pois é responsável por orientar e direcionar o estudante ao longo de sua trajetória educacional, ajudando-o a alcançar objetivos importantes, como a conclusão dos estudos.
De acordo com Andreia, a cerimônia representa a consagração de uma etapa vencida com sucesso, simbolizando o esforço, a dedicação e o crescimento dos alunos ao longo do caminho escolar.
Família
A emoção também tomou conta das famílias. A dona de casa Luciana Inácio da Silva, mãe da estudante Laura Beatriz, de 15 anos, da Escola Pompeu Sarmento, falou sobre o significado da formatura para a filha, que é cadeirante.
“É muita luta. A gente enfrenta preconceitos todos os dias, mas hoje é um momento de felicidade e superação. A escola acolheu minha filha, adaptou tudo direitinho, e hoje ela está aqui provando que conseguiu”, disse emocionada.
Laura Beatriz resumiu o sentimento da noite com poucas palavras. “Estou feliz, mas um pouco triste porque vou sair da escola. Mesmo assim, é uma realização estar aqui com a minha turma”, declarou.
Maior número
Formando cerca de 239 alunos no ensino fundamental, o maior número de formandos da rede, a diretora da Escola Jaime Amorim Miranda, Laudcéia Vianney, ressaltou o caráter simbólico da noite. “Este é um momento ímpar na educação de Maceió. É um marco que encerra o ensino fundamental e acolhe esses alunos para o ensino médio, com a certeza de que dias melhores virão”, afirmou.
Representando sua escola como juramentista, a estudante Pamela Mireli Tavares de Silva, de 14 anos, disse que o juramento simboliza gratidão. “É honrar o conhecimento que recebi e todo o apoio que a escola nos dá. Estar aqui é algo muito especial na minha vida”, afirmou. Ela também revelou o sonho de atuar na área da Medicina.
A oradora da turma dos formandos Maria Júlia, de 15 anos, da Escola Padre Brandão Lima. Emocionada, ela disse se sentir honrada. “É um momento que vai ficar marcado na vida de todos nós. Quero agradecer às famílias, aos professores e a todos que tornaram esse dia possível”, declarou. Maria Júlia afirmou que sonha em cursar Medicina, com foco na ginecologia. “É um sonho desde pequena”, concluiu
A formatura foi transmitida ao vivo pelo YouTube da Prefeitura, permitindo que familiares acompanhassem esse momento especial. Durante a colação de grau, os estudantes foram acompanhados por gestores e professores que vibraram a cada formando chamado.
Mais lidas
-
1Segurança Pública
PF investiga desvio de verbas da saúde e lavagem de dinheiro em Alagoas
-
2Contrato assinado
Ministério Público de Alagoas anuncia novo concurso público
-
3Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
4Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
5Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar




