Educação

Proposta do Ifal beneficiará 15 escolas alagoanas com laboratórios maker

Por Assessoria 02/12/2025 11h23
Proposta do Ifal beneficiará 15 escolas alagoanas com laboratórios maker
Projeto Juventude Maker Alagoas receberá aporte de quase R$ 1,5 milhões - Foto: Assessoria

Uma proposta desenvolvida por docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi selecionada pela Chamada Nº 13/2024 – Conecta e Capacita – Programa Mais Ciência na Escola, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto Juventude Maker Alagoas irá receber R$ 1.495.640,00 em recursos, para a implementação de 15 laboratórios maker no estado alagoano.

Serão beneficiadas 15 escolas nos municípios de Arapiraca, Barra de São Miguel, Campo Alegre, Maceió, Maragogi, Roteiro, São Miguel dos Milagres e Satuba.

Por meio de projeto do Ifal, 15 escolas do estado alagoano terão laboratórios do Espaço 4.0.jpeg



Por meio do projeto, cada escola receberá um conjunto de equipamentos, formado por televisor; drone; máquina CNC laser; máquina de costura; smartphone; notebook; impressora 3D; furadeira/parafusadeira; multímetro digital; kit de ferramentas; estação de solda; tomada inteligente; kit de ferramentas para celular; assistente virtual (smart speaker); câmera de segurança; kit de robótica lego; serra; mesa de estação com oito lugares; cadeiras coloridas; armário; roteador e mesa estação maker.

Durante o desenvolvimento do projeto, serão trabalhadas temáticas relacionadas à promoção do letramento digital; Clubes de Ciência; STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática); Educação por projetos; Feiras e Mostras Científicas e Cultura, Arte e Tecnologias.

Experiência consolidada na cultura Maker

Proposta elaborada pelos professores Cassiano Henrique e Flávia Bartira contou com apoio da pró-reitora da PRPPI, Eunice Palmeira.jpeg



A proposta foi submetida pelos professores Cassiano Henrique, do Campus Maragogi e Flávia Bártira, da unidade de São Miguel dos Campos, e contou com a anuência da Pró-reitoria de pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI). Além deles, quando em atividade, terá a participação de um orientador e 10 monitores, a serem selecionados dentro das próprias escolas beneficiadas.

Para Flávia, a aprovação vem após anos de atuação dos docentes no Projeto Espaço 4.0. Ela lembra que o Ifal possui atualmente 16 ambientes inovadores, incluindo Espaços 4.0, IF Maker e Colabs, evidenciando domínio técnico, operacional e formativo para criar, estruturar e gerir ambientes de aprendizagem baseados na cultura maker.

Entre 1º e 4 de dezembro, Flávia Bartira participa da 1ª reunião dos Coordenadores Estaduais do Programa Mais Ciência na Escola, parte do Encontro Nacional Pop Ciência 2025, em Brasília.jpeg



“Tive a oportunidade de acompanhar de perto a implantação do laboratório Espaço 4.0 no Ifal – Campus São Miguel dos Campos, o que me permitiu compreender os processos de montagem, organização, funcionamento e manutenção desses ambientes. Bem como, a seleção de monitores, instrutores e estudantes cursistas. Essa vivência incluiu, ainda, a vivência direta com a equipe de coordenadores do projeto e gestão PRPPI”, detalha Flávia.

A professora reforça que isso deu ao Ifal uma experiência consolidada na oferta de formações em robótica educacional, fabricação digital, Internet das Coisas, modelagem e impressão 3D, entre outras tecnologias. “Com o Projeto Mais Ciência na Escola, ampliaremos esse alcance por meio da oferta de formação técnica para professores e estudantes das redes municipal e estadual”, completa.