Educação
Projeto Seja Sesi 2025 tem início com celebração e reconhecimento dos estudantes
Iniciativa promove experiências de pertencimento e valorização em cada etapa da vida escolar
O projeto Seja Sesi 2025 teve início na última quinta-feira (13) com um dia inteiro de atividades voltadas aos alunos dos 6º anos da Escola Sesi Benedito Bentes, em Maceió. A programação segue nesta sexta (14), com os estudantes da Escola Sesi Centro, e continua nos dias 18 e 19 de novembro, com os alunos do 9º ano. Já as turmas da 3ª série do Ensino Médio participam de suas vivências nos dias 17 e 24 de novembro, no Sítio Varrelinha.
As ações que marcam a culminância do projeto estão sendo realizadas na Associação das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, na Serraria, e reúnem dinâmicas, palestras e atividades de reflexão e autoconhecimento.
O pontapé inicial do Seja Sesi 2025 aconteceu ainda na primeira semana de novembro, com o lançamento oficial da iniciativa nas escolas. O momento foi marcado por grande emoção e simbolismo: os estudantes receberam seus passaportes para a jornada, gesto que simbolizou o convite para viverem uma experiência de pertencimento e identidade Sesi. Entre os mais empolgados estavam os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que aguardam com expectativa o grande encontro de encerramento — um dia repleto de diversão, memórias e celebração, sonho cultivado ao longo dos anos e que representa a conquista de fazer parte dessa história.
Segundo o gerente de Educação Básica do Sesi Alagoas, Tássio Paiva, o Seja Sesi é uma proposta institucional que busca fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes às escolas do Sesi, reconhecendo suas trajetórias e os valores que constroem durante a vida escolar. “A ideia é fazer com que cada aluno se perceba como parte importante da escola e compreenda que a jornada no Sesi vai além do aprendizado em sala de aula. Ela envolve identidade, valores e vínculos que se formam ao longo do tempo”, explica.
Para a coordenadora de Educação Básica, Marseille Lessa, o Seja Sesi marca o início de uma jornada simbólica na vida dos estudantes, semelhante a experiências que ficam na memória de todos, como feiras de ciências, jogos internos e formaturas. “É uma trilha de engajamento e pertencimento. No 6º ano, o estudante vive o ‘sou visto’; no 7º, ‘pertenço a este espaço’; no 8º, ‘aqui sou escutado’; no 9º, ‘valores são inegociáveis’. Já no Ensino Médio, ele passa por etapas que falam sobre escolhas, futuro e, por fim, o sentimento de ser parte dessa história”, explica.
Marseille destaca ainda que o projeto, que será implementado em todas as séries a partir de 2026, começou este ano com uma amostra especial voltada aos 6º e 9º anos e à 3ª série do Ensino Médio, como um “brinde de abertura” dessa jornada de construção coletiva da identidade Sesi.
A diretora de Educação, Tecnologia e Inovação do Sesi/Senai, Cristina Suruagy, observa que as experiências foram planejadas para promover emoção, reflexão e integração entre os alunos, fechando o ano letivo com um olhar de reconhecimento de si, dos colegas e da escola.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
4Anúncio
Estado deve lançar maior concurso público da história de Alagoas nesta terça-feira (28)
-
5Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h




