Educação
Pesquisa de mestrado vai analisar presença e desafios de docentes negras na Ufal
Estudo está em fase final de coleta e busca fortalecer a equidade no ensino superior
Um estudo inédito realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) quer analisar a representatividade de mulheres negras em seu corpo docente. Em fase final de coleta de dados, a pesquisa intitulada ‘Por mais vozes: a presença de docentes negras no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas’ pode ser respondida por professoras efetivas e substitutas do Campus Arapiraca, incluindo as unidades de Palmeira dos Índios e Penedo.
O questionário ficará disponível até o dia 10 de outubro. Para responder, clique aqui.
O projeto, já aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Ufal (Parecer nº 7.509.616), é uma iniciativa da estudante do mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), Suellen Ketellen, sob orientação das professoras Sabrina França e Ana Paula Magalhães.
Segundo a pesquisadora, o estudo busca não apenas dar visibilidade às trajetórias profissionais das docentes negras, mas também identificar os desafios enfrentados no ambiente acadêmico. “A investigação é essencial para contribuir com a formulação de políticas públicas institucionais que fortaleçam a equidade no ensino superior”, afirma Ketellen.
A participação é fundamental para que os resultados sejam representativos e possam impulsionar a implementação de ações concretas na universidade, consolidando um caminho para um futuro mais igualitário dentro da instituição.
Mais lidas
-
1Serviços
Veja o que abre e fecha em Maceió nesta quinta-feira (27), feriado de Nossa Senhora dos Prazeres
-
2Ansiosos já?
Tudo sobre a segunda temporada de 'Tremembé': novos criminosos, retorno do elenco, estreia e mais
-
3Fim da 'Era Viking'
Haaland dá adeus aos cabelos longos e exibe novo visual
-
4Inaugurado
Prefeito Rodrigo Cunha entrega novo espaço de lazer no Posto 7, na Jatiúca
-
5Tragédia
Jovem pula em penhasco após recusa dos pais na compra de iPhone





