Educação
Ifal Satuba abre 50 vagas para curso técnico subsequente em Agroindústria na modalidade Pronera
Curso é fruto de uma parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária do Incra
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Satuba, em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), lançou o Edital n.º 01/2025 para o processo seletivo de ingresso ao Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Agroindústria. Estão sendo ofertadas 50 vagas para estudantes bolsistas para ingresso ainda em 2025. O curso na modalidade Pronera é oferecido em regime de Pedagogia da Alternância.
O Pronera é uma iniciativa que visa atender as demandas de formação técnico-profissional de jovens e adultos nos territórios de reforma agrária. De acordo Peterson Barbosa de Melo, coordenador geral do curso, o objetivo da proposta é contribuir para a consolidação dos direitos sociais dessas populações, garantir o acesso contínuo aos estudos e fortalecer os processos de desenvolvimento social, econômico e produtivo das comunidades rurais. "O curso busca capacitar jovens e adultos a operacionalizar o processamento de alimentos, atuar em sistemas de redução de impacto ambiental e implementar sistemas de controle de qualidade, entre outras competências", explicou.
O curso utiliza a Pedagogia da Alternância, que intercala o Tempo Escola (TE) e o Tempo Comunidade (TC), e terá a duração de 18 meses, dividido em 5 módulos, sendo 70% da carga horária total é presencial (Tempo Escola) e 30% é semipresencial (Tempo Comunidade). As atividades presenciais serão realizadas no Centro de Formação do MST (Povoado Ouricuri, Atalaia/AL) e no Campus Satuba do Ifal, enquanto a parte semipresencial será desenvolvido nas comunidades de origem dos/das estudantes ou em locais definidos pela coordenação do curso.
A seleção é destinada exclusivamente aos beneficiários do Pronera. Conforme o Decreto Nº 7.352/2010, o público inclui: a população jovem e adulta das famílias beneficiárias dos projetos de assentamento criados ou reconhecidos pelo Incra e demais famílias cadastradas pelo Incra, como acampados, quilombolas e caiçaras.
O processo seletivo é classificatório e será realizado por meio da análise do desempenho (notas/conceitos) do/a candidato/a nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática cursadas no ensino médio. Os requisitos básicos para o ingresso são: ter concluído, sem dependências, o ensino médio até a data da matrícula; pertencer aos grupos beneficiários do Pronera e efetuar a inscrição conforme o edital e ser convocado/a para matrícula.
As inscrições serão exclusivamente online por meio de formulário eletrônico, no link informado no edital no período de 03 a 19 de outubro de 2025, até as 22h, horário de Brasília. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital. Para maiores esclarecimentos entrar com contato com a coordenação do curso através do e-mail da coordenação geral: [email protected] .
Edital de seleção: Curso Técnico Subsequente em Agroindústria Pronera
Mais lidas
-
1Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
2Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
3Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
4Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
5Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência




