Educação

Circularte reúne oficinas de fanzine e apresentações de música e dança no campus

Por Assessoria 23/09/2025 13h28
Circularte reúne oficinas de fanzine e apresentações de música e dança no campus
Próxima edição será na quarta-feira (24) e contará também com bate-papo, bazar cultural, apresentação musical e dança - Foto: Assessoria

O projeto Circularte continua a promover o encontro entre produções artístico-culturais, comunidade acadêmica, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a sociedade alagoana. Na próxima quarta-feira (24), o evento vai levar oficinas de fanzine, bate-papo sobre literatura, bazar cultural, apresentações de música e dança para o Centro de Interesse Comunitário (CIC), localizado atrás da praça dos bancos do Campus A.C. Simões, em Maceió.

A programação tem início às 9h, com um momento que contempla oficina, exposição e troca de fanzines. A atividade tem a curadoria de Mariana Petrovana, aluna egressa de Design da Ufal, e conta com a participação de artistas que estudam também na área. "A idealização da atividade surge exatamente da necessidade de espaços onde seja possível visualizar obras que apresentem o que são fanzines em sua diversidade, e não somente vinculados à ideia de que estes têm de ser tal qual as HQs [histórias em quadrinhos] ou mesmo exatamente como livretos, ou mesmo cordéis. O fanzine é um tipo de mídia próprio, com longa trajetória em feiras e eventos, mas, como mídia underground, ele acaba não tendo o mesmo tipo de atenção que uma HQ ou um livro literário tem dentro do mainstream”, explica Mariana Petrovana.

Das 10h às 18h, o bazar cultural vai agregar exposição e comercialização de peças e produtos artesanais, além de cardápios de gastronomia. Às 14h30, o público tem mais uma oportunidade de aprender a produzir fanzines na oficina ministrada por Emerson Magalhães dos Santos, com a participação de crianças da Escola Carmelita Gama. Às 16h, é a vez de prestigiar o pocket show de pop rock com o cantor Márcio Cardoso.

Já às 17h, tem início o bate-papo ‘Formas e práticas de promoção da literatura como fator de intervenção no presente’. O momento será mediado pela estudante de Letras da Ufal, Isadora Kelly Ferreira, e contará com as presenças da professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Káthia Barros, da professora da Ufal e representante do grupo de pesquisa e extensão ‘Educação em Prisões’, Conceição Valença, além de membros do Projeto Formigueiro, iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Para fechar a programação de setembro, o Circularte conta com a performance ‘Alevanta’, de Fabíola dos Santos, a ser realizada às 18h. A performance é inspirada no conceito de antropofagia e nas danças tradicionais sergipanas para recriar narrativas que afirmam a influência indígena e negra nas manifestações culturais da contemporaneidade.

A programação está imperdível! Vem participar!

Para acompanhar as programações futuras e conferir todas as atividades das edições anteriores, acesse o site do evento.