Educação

Ufal divulga cartilha e lista de estudantes selecionados para o Enade 2025

Ao todo mais de 3 mil concluintes da Ufal estão convocados; provas acontecem entre outubro e novembro próximo

Por Ascom Ufal 17/09/2025 19h17 - Atualizado em 17/09/2025 19h56
Ufal divulga cartilha e lista de estudantes selecionados para o Enade 2025
Procuradoria da Ufal elaborou cartilha de orientação para os estudantes - Foto: Divulgação / Ufal

A Procuradoria Educacional Institucional (Pei) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) elaborou uma cartilha de orientação para os estudantes que participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. Além do material de apoio, a instituição também divulgou a lista com mais de 3 mil matrículas selecionadas nesta edição.

A iniciativa faz parte de mobilização anual da Universidade para garantir a participação dos concluintes no processo avaliativo. Neste ano, além do Enade, voltado para estudantes de bacharelado, e do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), os estudantes das licenciaturas também farão a Prova Nacional Docente (PND), considerada a principal novidade desta edição. “A PND utiliza o mesmo conteúdo da prova do Enade e permite que licenciados usem sua nota como critério de seleção para concursos públicos estaduais e municipais” contou o procurador Educacional Institucional da Ufal, Deywid Melo.

Ainda de acordo com o procurador, as mudanças foram pensadas para estimular a participação dos estudantes. “A ideia do governo foi dar mais utilidade à nota do Enade. Agora, com a PND, essa mesma prova serve também como uma espécie de avaliação para processos seletivos em redes públicas de ensino”, explicou.

No caso da Medicina, os estudantes precisam participar do Enamed, exame específico que avalia a formação médica e que poderá, futuramente, ser utilizado como critério no Exame Nacional de Residência (Enari). Diferente da PND, que tem inscrição automática, o Enamed exige que os alunos façam a inscrição manualmente no sistema e paguem uma taxa. “No Enamed, os alunos devem fazer a inscrição manualmente no sistema. A nota do exame poderá ser aproveitada em processos seletivos para residência médica, tornando essa avaliação ainda mais estratégica para os futuros profissionais da saúde”, destacou Deywid.

Saiba as datas

Neste ciclo, 49 cursos da Ufal foram enquadrados para o exame, incluindo as 35 licenciaturas presenciais e algumas ofertas da modalidade a distância (EAD). Aproximadamente três mil estudantes concluintes participarão das provas, que ocorrerão nas seguintes datas: 19 de outubro, o Enamed para os cursos de Medicina; 26 de outubro, a PND para os estudantes de licenciatura; e 23 de novembro, o Enade para bacharelados e cursos de tecnologia.

Já a Avaliação da Prática (AP), voltada para estudantes de licenciatura em estágio de regência, seguirá calendário próprio, com atividades entre 4 de agosto e 14 de novembro, incluindo a avaliação feita por supervisores das escolas parceiras.

Mais informações sobre as provas estão disponíveis no site oficial do Inep - https://www.gov.br/inep/pt-brh....

Os estudantes podem verificar se foram selecionados no site do Enade e acessar as cartilhas com orientações específicas: Cartilha 1 (https://ufal.br/estudante/grad...) - Cartilha 2 (https://ufal.br/estudante/grad...) - Cartilha 3 (https://ufal.br/estudante/grad...).

Tags: