Educação

Desfile Cívico Estudantil de 16 de setembro celebra os 208 anos de Alagoas homenageando Nise da Silveira

Cerca de 2,2 mil estudantes de todo o estado comporão os 32 pelotões que ganharão as ruas de Jaraguá

Por Seduc 10/09/2025 16h18
Desfile Cívico Estudantil de 16 de setembro celebra os 208 anos de Alagoas homenageando Nise da Silveira
Cerca de 2.200 estudantes representam as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

O tradicional bairro de Jaraguá ganhará clima e colorido especial na próxima terça-feira, 16 de setembro, com o Desfile Cívico Estudantil que celebra os 208 anos da Emancipação Política de Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A partir das 15h, cerca de 2,2 mil estudantes de todo o estado comporão os 32 pelotões que desfliarão na Avenida da Paz, trazendo a história e as conquistas da ilustre médica alagoana Nise da Silveira.

O tema do desfile em 2025 será “120 Anos de Nise da Silveira: Um Olhar Humanizado de Alagoas para o Mundo”, uma homenagem à renomada psiquiatra alagoana, cuja trajetória revolucionou a forma de tratar a saúde mental no Brasil e no mundo.

“A escolha do tema, trabalhado, inclusive, em outras atividades pedagógicas desenvolvidas pela rede pública estadual neste ano letivo, tem como objetivo principal fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade cultural, promovendo a integração entre a comunidade escolar e a sociedade alagoana. Será um desfile lindo, desenvolvido com todo carinho para emocionar o público que comparecer ao Jaraguá, enaltecendo a alagoana Nise da Silveira”, destaca a gerente especial de Execução de Programas e Projetos na Rede Estadual e responsável pela coordenação do desfile cívico, Sueli Santos Silva.





Participação e estrutura

Os 32 pelotões deste ano serão formados por bandas fanfarras estaduais e municipais, banda da Polícia Militar, banda filarmônica e grupos compostos por estudantes que abordarão subtemas ligados à vida e ao legado de Nise da Silveira.

Os estudantes representam as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs), selecionados a partir da conquista no concurso de redação realizado nas respectivas unidades escolares, com a mesma temática do desfile. Eles serão acompanhados por professores, técnicos, gestores escolares e autoridades, somando um contingente de aproximadamente 3.000 pessoas. Para viabilizar a participação de todos, será utilizada uma frota de 50 ônibus, além de veículos de pequeno porte.





A Seduc disponibilizará ainda arquibancadas e banheiros químicos para garantir acomodação ao público que for prestigiar a solenidade.

Bloqueios e policiamento

O desfile terá concentração a partir das 13 horas, no Clube Fênix Alagoana, com interdições feitas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), a partir do meio-dia, nos seguintes pontos: Posto Shell (em frente à antiga Tim), Lojas Americanas, Foz do Riacho Salgadinho, Capitania dos Portos, cruzamento da Avenida Comendador Leão com a Rua Sá e Albuquerque, Praça Dois Leões e saída do Cais do Porto.

Os desvios começarão na entrada do Cais do Porto, com os condutores sendo orientados a seguir pela Rua Barão de Jaraguá até o cruzamento com o posto Shell, na Avenida Assis Chateaubriand, logo após a Rua Dias Cabral. A área compreendida entre o Museu Théo Brandão e o estacionamento do Jaraguá será bloqueada, sendo este o ponto central das festividades.






Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, o DMTT contará com o apoio de viaturas, também com o auxílio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) durante a operação. Após o término do desfile e a dispersão do público, a via será totalmente liberada.

A Polícia Militar deslocará um efetivo de 140 policiais para a segurança do evento, cujo trajeto tem início no Museu Théo Brandão, passa pelo Memorial da República (ponto de concentração das autoridades) e se dispersa no Estacionamento de Jaraguá.

Além do efetivo da PM/AL, o evento contará ainda com o apoio de outras instituições e órgãos públicos, garantindo segurança, organização e suporte durante toda a programação, a exemplo do Corpo de Bombeiros Militar: 8 militares; Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT): 50 agentes; Samu: 2 motolâncias, 2 enfermeiros e 2 técnicos; Autarquia de Limpeza Urbana (Alurb): 110 servidores; Autarquia de Iluminação Pública (Ilumina): 10 servidores.

Credenciamento da imprensa


Para a cobertura oficial do evento, os veículos interessados devem encaminhar um e-mail para a Assessoria de Comunicação da Seduc - [email protected] -, com o assunto “Credenciamento Imprensa Desfile Cívico 2025", até sexta-feira (12), incluindo nome e função dos profissionais, para ter acesso ao estacionamento e espaço da imprensa.

Público estimado


Anualmente, o desfile atrai um público estimado de 10 mil pessoas, que comparece para prestigiar as apresentações e participar desta importante celebração da história, cultura e identidade do povo alagoano.