Educação
Daqui pro Mundo: estudantes alagoanas e a descoberta de um lar longe de casa

A ansiedade de Emanuelle Calheiros, 16 anos, de Maceió, se misturava à curiosidade de Sara Ribeiro, 17, de Palmeira dos Índios, quando as duas pisaram na charmosa cidade de Worthing, no sul da Inglaterra. Para as estudantes, que fazem parte do programa "Daqui pro Mundo", do Governo de Alagoas, o destino foi um só, mas a experiência foi uma imersão dupla em uma nova cultura.
“Eu estava muito preocupada de ficar em uma família fria," confessa Emanuelle, "mas no momento que eu entrei no carro do senhor Edmund, eu vi que estava em boas mãos”. Sara concorda, destacando a união familiar que percebeu de cara. “Por mais que eu estivesse na minha e não falando tanto, eles continuaram me perguntando sobre mim e minha família. De cara, eu já percebi que iria gostar deles”.
A rotina que conecta
O verdadeiro aprendizado para as alunas não veio só da sala de aula, mas de momentos singelos, como os jantares em família, que se tornaram o ponto alto da rotina. Enquanto Emanuelle revela que a família tem o costume de comer na sala de jantar — o que ela descreve como sua parte favorita do dia —, Sara se surpreendeu com um detalhe cultural. “Eles acordam tarde nos fins de semana. Com a minha família, estou acostumada a acordar sempre antes das nove da manhã”.
O jantar, porém, é o grande show. “É a refeição mais caprichada. Até agora eles não repetiram nenhum prato”, celebra Emanuelle. Ambas elogiam os dotes culinários da família, que vão desde pratos britânicos a iguarias japonesas, feitas por Yasuko Wagner, a mãe de 47 anos. Sara e Emanuelle também participam das atividades ao ar livre. “Todos os dias, por volta das 20h, andamos pela praia juntos e passamos na academia”, diz Emanuelle. Sara complementa, revelando que os jantares e as idas à academia “vão ficar para sempre na minha memória”.
Os pilares do novo lar
Os membros da família anfitriã Edmund Wagner, de 75 anos, e Yasuko Wagner, são o coração da experiência. Sara descreve Edmund como alguém que tem “cara de sério, mas sempre está fazendo brincadeiras e piadas”. Emanuelle complementa, afirmando que ele é “extremamente sarcástico e brincalhão” e, em seus jantares, “sempre tem uma história nova para contar”. O amor pela música é uma paixão compartilhada entre ele e Emanuelle, que ele apresentou a novas bandas e a fez criar uma nova playlist.
A mãe, Yasuko, é “alegre e gentil” para Sara. Já Emanuelle a descreve como “uma mulher cheia de personalidade” que, além de ser uma excelente cozinheira, tem o desejo de visitar o Brasil. Para Sara, um dos momentos mais marcantes foi quando Yasuko disse estar adorando ter “duas filhas”, já que só tem meninos.
A conexão se estende aos filhos do casal. Taito Wagner, de 14 anos, é descrito por Sara como “adorável”, e por Emanuelle como um adolescente “amoroso e super engraçado”. Já o caçula, Kaito Wagner, de 7 anos, é o “bebê da família”, que adora tirar fotos com o celular das alunas e animar o ambiente com música eletrônica.
Um conselheiro e um jardim mágico
Apesar de toda a diversão, a adaptação com o idioma tem seus desafios. Sara admite que é insegura com seu inglês, mas conta que Edmund “vem me incentivando a estudar mais para que eu fique mais confiante”.
Emanuelle, por sua vez, encontrou um refúgio no jardim da casa, que ela descreve como “mágico” e habitado por esquilos, gaivotas e uma raposa que invade o local de vez em quando. Para ela, a gentileza da família a faz sentir em casa, enquanto a tradição britânica do Pancake Day é uma nova descoberta.
Ao final, as duas estudantes resumem a experiência com palavras diferentes, mas com o mesmo significado. Sara usa “Incrível”, e Emanuelle, “Inesquecível”. Elas deixam um conselho para os futuros intercambistas. “Estejam abertos a experimentar coisas novas”, diz Sara. Emanuelle completa: “Lembrem-se de que não é um hotel, mas a casa de uma família que está aberta a te receber. Sejam educados, gentis, e a gentileza tende a voltar para vocês”.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria
-
5Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo