Educação
Jovens no primeiro emprego: especialista da Afya Maceió/Unima aponta erros em entrevistas

Seja para estágio ou para uma primeira oportunidade efetiva, a entrevista de emprego ainda é um grande desafio para muitos jovens. Ansiedade, falta de preparo e até erros de postura podem comprometer a chance de conquistar a tão sonhada vaga. De acordo com Valclemilia Marques, coordenadora do setor de Carreiras da Afya Maceió/Unima, é comum que estudantes e recém-formados cometam deslizes por falta de orientação adequada.
“Um dos erros mais recorrentes é chegar despreparado, sem conhecer a empresa ou a vaga. Muitos jovens também não sabem como destacar suas qualidades de forma objetiva ou exageram nas informações, o que passa insegurança ao recrutador”, explica Valclemilia, que orienta alunos da instituição na construção de currículos, realiza simulações de entrevistas e encaminhamento para estágios.
A especialista destaca outros erros frequentes, como o uso de roupas inadequadas, linguagem informal, atrasos e o uso excessivo do celular durante o processo seletivo. “Hoje, as empresas não buscam apenas conhecimento técnico. Elas observam postura, interesse, respeito e comunicação. O comportamento conta tanto quanto o currículo”, pontua.
Entre as principais dicas para se sair bem na entrevista, Valclemilia recomenda: pesquise sobre a empresa e a vaga, treine respostas para perguntas comuns, mantenha postura profissional desde o primeiro contato, cuide da apresentação pessoal e demonstre vontade de aprender. “Quem está começando precisa mostrar potencial de crescimento. É isso que as empresas valorizam”, reforça.
A Afya Maceió/Unima investe constantemente em ações que aproximam os alunos do mercado de trabalho, como feiras de empregabilidade, oficinas de currículo e parcerias com empresas para programas de estágio e trainee. E, para quem deseja iniciar uma formação com foco no futuro profissional, a Instituição está com vestibular aberto para cursos na área da Saúde, Direito e muito mais.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e http://ir.afya.com.br.
Mais lidas
-
1Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
2Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
51º do Brasil
Alagoas vai estocar gás natural no subsolo