Educação

Nova escola pública de Maceió começa a ser construída com modelo pedagógico inspirado no SESI

Unidade erguida pela FIEA terá capacidade para 1.080 alunos; entrega está prevista para março de 2026

Por Assessoria 08/07/2025 12h04
Nova escola pública de Maceió começa a ser construída com modelo pedagógico inspirado no SESI
Localizada no residencial Novo Jardim, bairro da Cidade Universitária, a unidade terá mais de 4.200 m² de área construída - Foto: Divulgação

A nova escola pública na parte alta de Maceió já está em construção, com fundações e serviço preliminares em andamento. A obra é executada pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Braskem e a Prefeitura de Maceió.

Localizada no residencial Novo Jardim, bairro da Cidade Universitária, a unidade terá mais de 4.200 m² de área construída, distribuída em dois pavimentos, com previsão de entrega para março de 2026. A obra teve início em junho deste ano e será executada em dez meses.

O presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, visitou, recentemente, o canteiro de obras e destacou a importância da iniciativa, acompanhado do superintendente do SESI Alagoas, Carlos Alberto Paes, e da equipe de Engenharia. “Estaremos entregando não apenas uma estrutura física de excelência, mas um espaço pensado para promover transformação social por meio da Educação”, afirmou.

A iniciativa surgiu como alternativa para viabilizar, com maior celeridade e qualidade, a construção de um equipamento educacional de grande porte. A escola será um importante legado de um conjunto de compromissos institucionais voltados às ações de reparação promovidas pela Braskem na capital alagoana e ao fortalecimento da educação pública no município.

A unidade será capaz de atender a 1.080 estudantes nos turnos da manhã e tarde, com possibilidade de oferecer turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite. A construção adota o moderno método Light Steel Frame, sistema industrializado que proporciona agilidade na execução, sustentabilidade e alto padrão de qualidade.

Projeto educacional inspirado no SESI


Além da engenharia eficiente, a nova escola se diferencia pelo conceito pedagógico. Inspirado no modelo das Escolas de Referência do Sesi, o projeto educacional foi idealizado para oferecer uma experiência de ensino moderna e significativa. O espaço contará com 12 salas de aula e diversos ambientes de apoio à aprendizagem, como laboratórios de ciências, salas maker, de robótica, de informática, além de áreas destinadas às artes e à convivência.

A gerente executiva de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI/AL), Clarisse Barreiros, explica que o Sistema FIEA contribui não apenas com a construção da unidade, mas também com o desenvolvimento do seu modelo pedagógico. “A proposta contempla metodologias ativas, organização curricular por áreas do conhecimento, cultura digital e estímulo ao protagonismo estudantil. Após a entrega da escola, o SESI continuará atuando com assessoria técnico-pedagógica, por meio do Programa SESI de Gestão Educacional (PSGE)”, detalhou.

Ela acrescenta que essa assessoria incluirá desde a estruturação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) até formações continuadas para professores, coordenadores e gestores escolares, com foco em avaliação formativa, inovação, liderança pedagógica e gestão baseada em resultados. Haverá ainda suporte ao uso de simulados, análise de indicadores e elaboração de planos de melhoria com base em evidências.