Educação
Secretaria de Educação reforça ações de proteção em escolas
Formação com gestores da rede estadual intensifica compromisso com um ambiente escolar seguro, inclusivo e livre de violência
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) promoveu, na sexta-feira (4), um encontro formativo crucial com gestores, coordenadores pedagógicos e articuladores de ensino das escolas localizadas no Complexo de Ensino do Cepa, em Maceió. A iniciativa reafirma o compromisso da Seduc em fortalecer a cultura de paz e consolidar as unidades da rede estadual como espaços cada vez mais seguros, acolhedores e inclusivos.
A formação teve como foco a aplicação prática dos protocolos institucionais de prevenção e enfrentamento de violências, incluindo racismo e LGBTQIA+fobia nas escolas. Baseado nos fundamentos legais e nas diretrizes da Seduc, o encontro aprofundou o conhecimento sobre os procedimentos de identificação, escuta qualificada, registro e encaminhamento de situações que ameacem o bem-estar e os direitos dos estudantes, fortalecendo a atuação da escola como um verdadeiro espaço protetor.
Prioridade na pauta
Fabiana Dias, superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Políticas Educacionais da Seduc, abriu o encontro destacando a urgência da pauta.
“É premente abordarmos a temática da escola protetora, que acreditamos ser nossa missão. Este encontro formativo com os gestores da 13ª Regional aborda os três protocolos institucionais da Seduc: o protocolo antirracista, o protocolo anti-LGBTfobia e, ainda, o de enfrentamento a outras formas de violência, conforme a Lei nº 14.811, que engloba o bullying e o cyberbullying", explicou Dias.
Mais lidas
-
1Ícone do axé
Antes de câncer fatal, Netinho teve problemas graves por uso de anabolizantes
-
2Fim de semana
Após quatro anos, idosa volta a tomar banho de mar com apoio do Praia Acessível em Maceió
-
3Litoral Norte de Alagoas
Menina de 12 anos morre em acidente de moto na AL-460, em Porto de Pedras
-
4Política
Orla de Maceió reúne manifestantes em ato de apoio a Lula
-
5PEC
Atriz Luana Piovani alerta para privatização das praias





