Interior

MVV celebra Semana da Caatinga com educação ambiental, arte e preservação

Por Assessoria 06/05/2025 12h29 - Atualizado em 06/05/2025 16h44
MVV celebra Semana da Caatinga com educação ambiental, arte e preservação
Empresa de mineração tem avançado aliando extração com sustentabilidade, no Agreste alagoano - Foto: Assessoria

Em celebração ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado no último dia 28 de abril, a Mineração Vale Verde (MVV) promoveu a Semana da Caatinga MVV, com ações internas e externas, reunindo ações educativas, culturais e ambientais em torno da valorização do único bioma 100% brasileiro.

Reconhecendo a importância da preservação ambiental e o compromisso com a sustentabilidade no Agreste alagoano, a MVV também anunciou a ampliação de sua área de Reserva Legal para mais de 550 hectares — um marco significativo na proteção da flora e fauna nativas da região.

Com organização do setor de Meio Ambiente da empresa, a programação foi marcada por atividades integradas ao longo da semana.

"A educação ambiental é uma das bases mais sólidas para construirmos um futuro mais equilibrado e sustentável. Na MVV, acreditamos que ações de conscientização devem ultrapassar os limites da nossa empresa, alcançando também as comunidades ao nosso redor. Promover o entendimento sobre a importância de preservar nossos recursos naturais, especialmente o bioma da Caatinga, é uma forma de gerar pertencimento, responsabilidade coletiva e transformação real. Cada iniciativa — seja com nossos empregados ou com estudantes da região — reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com um modelo de mineração que respeita o meio ambiente e valoriza o conhecimento como motor de mudança", diz o coordenador de Meio Ambiente da empresa, Carlisson Romano.

Na própria segunda-feira (28), o Centro de Educação Ambiental (CEA) da MVV, situado na Fazenda Uruçu, recebeu a visita de estudantes da Escola de Ensino Fundamental Tibúrcio Valeriano da Silva, de Arapiraca.

Na terça (29), pela manhã, alunos da Escola de Educação Básica Francisco Paulino da Silva, da comunidade Marruás, em Craíbas, participaram de uma oficina artística produzindo esculturas de aves da Caatinga em barro, com direito a pintura no final. À tarde, os empregados(as) e terceirizados(as) da MVV foram presenteados com mudas nativas, como ipês e cactos.

A quarta-feira (30) foi dedicada à exibição de um documentário sobre o bioma para os alunos do programa EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), promovendo reflexão e conscientização sobre a importância ecológica da caatinga.

Encerrando a semana, na quinta-feira (1), a MVV entregou 1 mil mudas nativas à Secretaria Municipal de Agricultura de Girau do Ponciano, representada pelo secretário Maciel Oliveira Ramos.

A ação última, articulada pela equipe de Meio Ambiente da MVV, reforça as boas práticas ambientais da nossa empresa e sua colaboração com o poder público na promoção da recuperação vegetal.

Por meio de iniciativas como essas, a MVV reafirma seu compromisso em semear um legado de cuidado com o território, atuando como agente ativo na preservação do bioma e na educação ambiental das futuras gerações.

SOBRE A MVV

A MVV atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de cobre no Agreste alagoano, em Craíbas. A empresa foi adquirida em abril de 2025 pelo grupo chinês Baiyin Nonferrous, que atua na mineração, fundição, processamento e comércio de diversos metais não ferrosos. O compromisso da MVV é trabalhar de forma segura, respeitando o meio ambiente e as comunidades, investindo em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território.