Educação

Uncisal mostra avanço na qualidade do ensino superior de Alagoas

Por Ricardo Rodrigues - colaborador / Tribuna Independente 16/04/2025 09h34
Uncisal mostra avanço na qualidade do ensino superior de Alagoas
Instituição foi a única universidade pública de Alagoas com conceito 4 no Índice Geral de Cursos - Foto: Ascom Uncisal

A Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal) registrou seu melhor desempenho em qualidade de ensino superior, avaliado pelo Ministério da Educação (MEC). O ranking com o desempenho das universidades brasileiras foi pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para médico Henrique Costa, o reitor da Uncisal, o desempenho da Universidade, chancelado esta semana pelo MEC, comprava a melhoria da qualidade do ensino superior oferecido aos alunos da instituição, nos últimos anos, com a evolução temporal do Índice Geral de Cursos (IGC).

“Saímos do conceito 02 (considerado insatisfatório pelo MEC) para 04. Com isso, a Uncisal foi a única universidade pública de Alagoas com IGC 4 e conceito institucional 5”, comentou o reitor. “Uma conquista e trabalho de toda comunidade. Com muita alegria, anunciamos mais esse grande avanço”, comemorou Costa.

O MEC apresentou os resultados do Conceito Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2023.

No caso do Enade, 9.812 cursos foram avaliados em todo o Brasil, nas áreas de agronomia; arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica e engenharia química.

Foram avaliados também os cursos de biomedicina; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; zootecnia; além dos seguintes cursos superiores de tecnologia: agronegócio; estética e cosmética; gestão ambiental; gestão hospitalar; radiologia e segurança no trabalho.

Segundo a assessoria do MEC, esses indicadores são instrumentos usados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil. Expressos em escala contínua e em cinco níveis, têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados.

De acordo com a assessoria da Uncisal, com o desempenho comprovado pelo MEC, a universidade se consolida, cada vez mais, como uma das principais instituições de ensino superior do Nordeste e do Brasil, conquistando posições de destaque em diversos rankings acadêmicos.

Reconhecida como um dos principais centros de estudos da saúde do Nordeste, a Uncisal reafirma seu compromisso com a qualidade acadêmica e o atendimento ambulatorial, características que consolidam sua posição de referência no ensino da Medicina e na prestação de serviços oferecidos por sua rede de hospitais-escola.

RECONHECIMENTO

O reitor Henrique Costa destacou que os avanços obtidos pela Uncisal ao longo dos últimos anos são resultado de um trabalho árduo desenvolvido por toda a comunidade acadêmica. “Como toda universidade pública, temos grandes desafios, mas a comunidade acadêmica da Uncisal se organizou e se debruçou sobre as fragilidades que existiam. Nós conseguimos desenvolver um trabalho focado que começa a mostrar resultados e receber o reconhecimento”.

Além da graduação, a Uncisal tem registrado avanços significativos na área de Pós-Graduação. A universidade saltou de um programa próprio de pós-graduação em nível de mestrado, em 2018, para quatro programas de mestrado e dois programas de doutorado em 2024. Segundo o reitor, a área é considerada um dos tripés da instituição, ao lado do ensino, da extensão e da assistência.